Alguns desafios do TikTok acabam preocupando os especialistas, como foi o caso do desodorante inalado. Agora, uma nova tendência levanta riscos entre o público jovem: fumar cotonete. A ideia, basicamente, é queimar o algodão e o plástico e então aspirar a fumaça tóxica que surge dessa junção.
É preciso entender que, quando queimados, o algodão e as hastes plásticas geram substâncias tóxicas em forma de fumaça, o que pode gerar riscos (tal como a inalação de qualquer tipo de fumaça resultante de queima de algum material, na verdade).
Mas de acordo com os especialistas, fumar cotonete é um hábito particularmente prejudicial, uma vez que pode desencadear doenças graves respiratórias como bronquite, asma, ou formais mais graves como a bissinose, doença ocupacional de trabalhadores da indústria do algodão.
A doença em questão surge por meio da inalação forçada do linho, cânhamo e o algodão. Considerada como rara, ocorre quase exclusivamente em pessoas que trabalham com algodão não processado.
Os sintomas da bissinose geralmente são semelhantes aos da asma e incluem aperto no peito, chiado no peito e tosse. Em casos graves, o paciente poderá apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, como:
Febre
Dores musculares e articulares
Tremores
Fadiga
Tosse seca
Os sintomas da bissinose geralmente desaparecem quando você não está mais exposto à poeira. No entanto, a função pulmonar pode ser permanentemente prejudicada se a exposição for contínua. Além disso, fumar pode aumentar o risco de desenvolver bissinose. Um histórico de asma ou alergias também pode aumentar o risco. De qualquer forma, a recomendação que fica é: não fume cotonete.
Fonte: Healthline, O Globo