Com o objetivo de atingir a meta de vacinar 95% do público infantil, com idade entre 1 ano e menores de cinco anos, a Prefeitura de Ibaté realizará neste sábado (1º) mais um Dia D de vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite).
O Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Icaraí, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Cruzado estarão abertas das 8h às 17h para que os pais ou responsáveis possam levar as crianças para se imunizarem.
Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, já foi imunizado contra a poliomielite 76% das crianças que estão no público alvo. Já com relação à vacina contra o sarampo, já foram vacinadas 73% das crianças. A estimativa do departamento de Saúde é de que haja mais de 1847 crianças em Ibaté nessa faixa etária e ainda faltam 500 para receber as doses das vacinas. “Pensando em vacinar o maior número possível de crianças, decidimos fazer mais um ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e paralisia infantil e com isso também atingir a meta estabelecida, mas além disso, sabemos da importância dessas vacinas para as crianças, então é muito importante que os pais ou responsáveis as levem para tomar a vacinação”, alertou o prefeito José Luiz Parella (PSDB).
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Paralisia Infantil teve início no último dia 4 de agosto no dia 31 de agosto, mas foi prorrogada por mais um dia. “AS unidades de Saúde do Jardim Cruzado e do Jardim Icaraí estarão abertas neste sábado para receber as crianças”, disse Zé Parella.
Elaine Sartoreli assessora de saúde, lembra que quem quiser levar as crianças para atualizar a Carteira de Vacinação também pode. “Caso algum pai tenha dúvida se a criança tomou ou não alguma vacina, basta estar com a Carteira de Vacinação em mãos que os atendentes irão verificar se a criança não tomou todas as vacinas necessárias, podendo assim realizar a atualização”, apontou.
Independente se a criança já tomou a vacina ou não, deve ser imunizada. No caso da vacina contra o sarampo, há exceção para quem tomou a dose mais recentemente, nos últimos 30 dias.
A campanha tem por objetivos: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.
A vacina é contraindicada para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.