
A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu nove pessoas suspeitas de envolvimento na falsificação de cervejas na terça-feira (28). O grupo operava seis estabelecimentos comerciais utilizados para adulterar embalagens e vender os produtos com rótulos falsificados, substituindo os originais.
A 1ª Delegacia de Investigações sobre Propriedade Imaterial cumpriu mandados de busca e apreensão em nove endereços: um na capital paulista, sete em Rio das Pedras, na região de Piracicaba, e um em Limeira.
As investigações revelaram que o esquema funcionava na zona leste da capital, onde os suspeitos retiravam os rótulos e tampas de cervejas de marcas mais baratas e substituíam por outras de maior valor. Durante a operação, mais de 350 mil garrafas de cerveja foram apreendidas, além de cinco prensas utilizadas na falsificação e celulares dos suspeitos. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 14 milhões.
Os detidos foram encaminhados à 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG), onde o caso foi registrado sob as acusações de associação criminosa, crime contra a propriedade industrial, infração contra as relações de consumo, falsificação de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais e cumprimento de mandado de busca e apreensão.