A Secretaria de Assistência Social está empenhada nas campanhas de cunho social, que visam o bem coletivo e a saúde de seus usuários. Diante isso, o Cras desenvolve, com frequência, mobilizações alusivas aos temas inerentes ao mês.
O mês de Outubro é voltado à de combate ao câncer de mama, que possui como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, compartilhando orientações e acesso para o auto exame e o tratamento da doença. Neste contexto, na última quinta-feira, 20, no Centro Cultural de Ibaté, aconteceu um dia de conscientização e cuidados com as mulheres do Curso de Cabeleireiro.
Amanda Affonso, coordenadora da Assistência Social aponta que o "Outubro Rosa" se popularizou no Brasil durante os anos de 2000 e vem, desde então, ganhando a força de diversos setores que incentivam a realização de autoexames e mamografias na busca de um diagnóstico precoce para a doença. "Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) são registrados, por ano, cerca de 66 mil novos casos da doença, e, no entanto, uma chance de cura é de 95% quando descoberta no início, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente" afirma.
A coordenadora, contou que a ação contou com orientações à prevenção ao câncer de mama e orientações às alunas. "Aproveitamos a ocasião, para incentivar as mulheres nos cuidados pessoais. Agradeço a participação da Esteticista, Aline Galhardo e da Pedóloga, Letícia Oliveira, que promoveram os cuidados com as alunas", finalizou Amanda.
O Curso de Cabeleireiro acontece toda quartas e quinta-feira, das 13h às 17h, no Centro Cultural, localizado na rua Itirapina, ao lado da Unidade Básica de Saúde no Jardim Cruzado, já no e Centro Comunitário, as aulas ocorrem toda segunda-feira, das 13h às 16h30, e toda terça-feira, das 8h às 11h, ministrado pela profissional Regina Nishiara.