A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagra, nesta manhã, 13, a Operação Saturnismo, que visa desarticular organização criminosa que tem por atividade o contrabando de cigarros e anabolizantes e o descaminho de eletrônicos.
Estão sendo cumpridos nas cidades de Araraquara, Matão, São Carlos, Campo Mourão e Maringá, 23 Mandados de Busca e Apreensão, 18 Mandados de Prisão e 6 Mandados de Condução Coercitiva.
Os cigarros e as mercadorias eram trazidos do Paraguai, sendo temporariamente armazenados em galpões ou outros imóveis alugados, ou mesmo nas residências dos membros da organização criminosa, para serem posteriormente entregues aos comerciantes receptadores.
A Justiça Federal de Araraquara determinou o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de bens, imóveis e veículos de investigados envolvidos nas ações criminosas.
Saturnismo é o nome dado à intoxicação por chumbo. Estudos clínicos indicaram que os cigarros de origem paraguaia possuem concentração desse elemento muito superior aos cigarros vendidos legalmente no Brasil.
Os investigados responderão por vários crimes.