Morreu nesta quinta-feira (23), aos 76 anos, o Coronel da PM José Afonso Sita. Ele esteve a frente do policiamento no 38° BPMI com sede em São Carlos no período de 1984 à 1996.
O comandante da PM , tenente Coronel Cesar Alexandre Januário Alves Cardeal, divulgou nota de pesar. "Deixamos registradas as nossas condolências. Contem com o nosso apoio e respeito nesse momento de dor e perda".
O velório do coronel Sita será na loja maçônica ARLS Acácia de São Carlos, localizada, na rua Rua José Favoretto, nº 05, Jardim Hikari, 13h às 16h. Depois o corpo seguirá para o município de Araraquara no velório municipal, onde também será velado das 17h às 20h, após, será cremado.
Natural de São José do Rio Preto, o Coronel PM José Afonso Sitta foi homenageado em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade são-carlense. Radicado na cidade desde os anos 80, ele foi responsável pela criação e instalação do 38° BPMI em São Carlos.
Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela UNESP, cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, a Academia da Força Aérea, a Academia de Polícia Militar e os cursos de Bombeiro para Oficiais e de Aperfeiçoamento de Oficiais. Casado com Marisa Helena de Lima Sita, tem três filhos (Douglas, Taís e Alex) e cinco netos (Yohan, Inaê, Isabella, Yane e Bêni Afonso).
Em São Carlos, o Coronel Sitta foi responsável pela construção da Associação Desportiva da Polícia Militar e, em sua atividade na maçonaria, foi membro fundador das lojas Harmonia, Sete de Setembro, Fioravante Delicato e Fraternidade Acadêmica Universitária.Foi ainda presidente da AASC (Associação de Artes de Sã)o Carlos) por dois mandatos consecutivos, também ocupando cargos de vice-presidente, tesoureiro e conselheiro fiscal.