Normando parabeniza Nicola Gonçalves pelos serviços à comunidade
15 MAR 2010 • POR Redação São Carlos Agora • 18h21 O vereador Normando Lima (PSDB) apresentou moção de congratulações a Nicola Gonçalves pelo alto espírito humanitário demonstrado nos serviços prestados aos munícipes de São Carlos.Na última sexta-feira (12) o carpinteiro e escritor compareceu gentilmente à Biblioteca da Câmara Municipal, para atividades de contação de histórias a alunos da Escola Estadual “Coronel Paulino Carlos” aos quais presenteou com exemplares de livros de sua autoria. Ele prontamente atendeu ao convite formulado para participar das comemorações do “Dia do Bibliotecário”.“Nicola Gonçalves tem demonstrado ao longo do tempo o exemplo de cidadania nesta cidade”, afirmou o vereador Normando, que destacou as ações de benemerência, como a prestação de serviços gratuitos à população carente no seu estabelecimento, confeccionando muletas que doa às pessoas que necessitam. “Esse gesto demonstra sua sensibilidade e alto espírito humanitário”, ressaltou. “Nada mais justo do que congratular um cidadão prestativo para a comunidade”.
Gonçalves nasceu em 11 de julho de 1929 em Colina (SP) e vive em São Carlos desde 1943. Estudou português com a professora Thelma Martinez Novo, atuou em São Carlos como jornalista, mantendo por alguns anos a coluna “Retalhos do Folclore”, nas publicações “A Tarde” e “A Cidade”. Foi colaborador da Revista São-carlense e dos jornais “A Cidade” e “A Tarde” nos anos 50 e 60.
Exerce a profissão de carpinteiro desde a infância e em 1967 montou sua oficina de carpintaria, denominada Serraria do Bonde, em razão de seu grande apego pelos bondes, que deixaram de circular na cidade em 1961.Alem de sua profissão de carpinteiro, escreve livros. São de sua autoria “Contos e Fatos do Brasil”, “História que o Povo Guardou”,“Crônicas da Cidade de Colina do Passado e do Presente”, “Narrativas e Crônicas de Todos os Tempos sobre vários Temas”,“Uma inesquecível Viagem de Trem de Ferro e Outras Histórias”, “Uma Inesquecível Viagem de Trem de Ferro e Outras Histórias Colinenses”, “Lembranças Esparsas” e “O Quintal de Minha Casa”.
Em 1975 começou a produzir muletas ,tendo totalizada a fabricação de mais ou menos 5000 pares e 3000 bengalas,que distribuiu em hospitais e asilos da cidade de São Carlos e região. Também desenvolveu uma cadeira hospitalar para auxiliar pacientes com feridas nas costas e já distribuiu 40 peças para hospitais da região. Promove uma vez ao ano a Campanha de alimento para populações carentes que necessitam de ajuda.