Cidade

Escorpiões infestam São Carlos; agora no Aracy II

9 JAN 2017 • POR • 12h53
Foto: Divulgação

O final de 2016 e início de 2017 tem sido marcado pela captura de escorpiões em diversos bairros de São Carlos, o que tem causado grande temor aos moradores.

O caso mais recente aconteceu na manhã desta segunda-feira, 9, quando uma dona de casa capturou o animal no quintal de sua casa, localizada na rua Antonia das Graças Generoso (antiga 83), ao lado do numeral 446.

A reclamante disse ao São Carlos Agora via email que reside ao lado de um terreno que está abandonado e com o mato alto. "Tenho duas crianças pequenas e que brincam pela casa. Minha segurança acabou", disse. "Estou com muito medo pelos meus filhos", emendou.

A reclamação da mulher vai mais além. Segundo ela, em frente a sua casa há um grande terreno com várias poças de água. "Já vi largas do Aedes aegypi (que transmite a dengue, febre chikungynia e zika vírus). "Não sei mais o que faço, pois reclamei em várias secretarias da Prefeitura no ano passado e neste ano, Mas nada foi feito ainda", finalizou.

Saiba o que fazer para afastá-los.

Na área externa do domicílio

Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar; Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios; Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis; Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados; Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc; Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado; Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas não são eficazes agentes controladores de escorpiões); Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões; Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros; Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões; Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

Na área interna

Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas; Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha; Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas; Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados;

•Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.

 

 

Mande seu recado (sempre com uma foto) para o email faleconosco@saocarlosagora.com.br ou pelo whatsapp 16 99633-6030.