Cidade

Prefeitura dá curso de Avicultura Agroecológica para agricultores familiares de São Carlos e região

9 SET 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 18h32
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), realizou no último sábado (5), no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (CTAF), o curso de “Avicultura Agroecológica” com os agricultores familiares e assentados de São Carlos e região. A capacitação faz parte da programação de cursos prevista em convênio junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo Marcelo José Denari, zootecnista que ministrou o curso, um dos objetivos do treinamento é viabilizar novos caminhos e novas formas de exploração para que o pequeno produtor possa tirar o seu sustento da própria terra. “Hoje abordamos a avicultura agroecológica e enfatizamos como essa técnica consegue se manter dentro da biosseguridade que é preciso ter para a avicultura nacional”.

Durante o curso, os agricultores também puderam conhecer técnicas de manejo sanitário em avicultura agroecológica, alimentação alternativa, manejo do pasto e organização da produção e comercialização dos produtos, além de outros temas relacionados.

Para Roberto de Aquino, representante do assentamento Nova São Carlos, os cursos são muito importantes e totalmente gratuitos. “Essas capacitações vêm nos ensinando como trabalhar nas pequenas propriedades e também é um espaço onde podemos tirar as nossas dúvidas e trocar experiências”.

“É uma ótima oportunidade dos produtores conheceram melhor as técnicas de avicultura para conseguir melhores resultados na atividade, tendo em vista a própria sustentabilidade e manejo adequado dentro das normas sanitárias”, ressaltou a diretora do Departamento de Agricultura da SMAA, Helga Darezzo,

“A avicultura apresenta uma grande importância na agricultura familiar, tanto na questão de segurança alimentar para a família quanto economicamente. A produção de aves em sistemas agroecológicos garante não somente a produção de carne e ovos mais saudáveis, mas também a integração animal na produção agrícola”, disse a secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti.