Prefeitura adota medidas para inibir furtos em cemitério
7 AGO 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 21h31A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Serviços Públicos e de Governo, dão mais um passo para inibir os furtos que acontecem no Cemitério Nossa Senhora do Carmo. A partir de segunda-feira (10), os portões laterais das avenidas São Carlos e Salgado Filho e da rua Abraão Simão serão abertos apenas em datas em que o fluxo de pessoas apresenta um aumento significativo. Dia das Mães, dos Pais e Finados foram as datas estabelecidas. "Esses portões serviam de rota de fuga para as pessoas que cometem furtos de peças de bronze dos túmulos e, sem dúvida, com o fechamento dos portões o trabalho da Guarda Municipal será mais eficiente", acredita o comandante João Luiz Tozzato.Com o aumento do efetivo da guarda em 50%, em junho foi possível intensificar o patrulhamento no cemitério. Logo nos primeiros dias, o trabalho surtiu resultados positivos com a apreensão de peças e a prisão de duas lavadoras de túmulos, que furtavam argolas, molduras, presilhas e porta-retratos em bronze.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, já foram fixadas placas informativas ao lado dos portões alertando sobre o fechamento e produzidos informativos explicando os motivos da medida. "Com o acesso restrito ao portão principal do cemitério em dias de menor movimento teremos um controle melhor de quem o frequenta", comenta.
Sigoli alerta que a iniciativa será complementada com o reforço da segurança, principalmente nos muros que circundam o cemitério. "O fechamento dos portões laterais é apenas uma das medidas, mas nós estudamos outras medidas complementares de segurança, em uma ação conjunta que envolve as secretarias de Governo e Planejamento e Gestão", informa.
Cadastramento - Além disso, a administração do Nossa Senhora do Carmo já está cadastrando todos os autônomos que trabalham no cemitério. Dentre eles estão os pedreiros e as lavadoras de túmulos. Nivaldo observa que só os trabalhadores autônomos cadastrados poderão exercer suas atividades com autorização da Administração, o que impedirá a permanência de pessoas estranhas no cemitério. Atualmente, cerca de 100 autônomos trabalham no local.
Quem preferir, pode levar um pedreiro de sua confiança para executar serviços no cemitério, desde que seja assinado um Termo de Responsabilidade na administração do local.