Prefeitura orienta jovens sobre uso de cerol durante concurso de pipas
3 AGO 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 18h21A Prefeitura de São Carlos, por meio da Guarda Municipal de São Carlos (GM), aproveitou o concurso de pipas que aconteceu no bairro Santa Felícia, no domingo, para orientar as crianças sobre os perigos da utilização de cerol nas linhas de pipa.Há duas semanas, a Prefeitura lançou a campanha “Sem cerol é mais legal”, que vai percorrer as escolas difundindo as maneiras corretas de utilização do brinquedo, que pode se tornar letal quando acrescentado à mistura de cola, vidro ou pó de ferro à linha.
O concurso foi promovido pelo grupo de jovens da Paróquia São João Batista. Os participantes foram premiados com troféus em diversas categorias. A Guarda Municipal estima a participação de 500 pessoas. “Para os pais explicamos que a Guarda atende denúncias sobre o uso do cerol mandando uma viatura para o local indicado e para as crianças aproveitamos para orientar e pedir que esse material cortante e até condutor de energia não seja utilizado, pois pode causar ferimentos em outras pessoas e em quem esteja brincando com a pipa”, disse o comandante da Guarda Municipal, João Luiz Tozzato.
Agentes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) também participaram do concurso com orientações aos jovens.
Serviço
A GM disponibiliza um telefone 0800 771 0043 para atendimento de denúncias. Em 2009, a Guarda efetuou 23 apreensões só no primeiro semestre e outras 34 averiguações foram atendidas. Números da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) mostram que somente no mês de julho desse ano aconteceram 25 desligamentos de energia elétrica provocados por linhas de pipa.