Prefeitura organiza cruzamentos de ruas com sarjetões
Além de melhorar o escoamento da água e evitar água parada, a alternativa colabora para controlar a velocidade dos veículos
25 JUL 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 13h39A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem realizado a colocação de sarjetões – elementos estruturais compostos de concreto e telas soldadas – nas esquinas onde há acúmulo de água, devido à falta de sistemas de drenagem adequados, galerias e bocas de lobo.Os sarjetões promovem o direcionamento e o escoamento das águas pluviais sem deteriorar o pavimento. Esta alternativa é feita pela Prefeitura para fazer a concordância entre dois níveis de rua. No cruzamento de duas ruas é necessário construir os sarjetões para que a água pluvial escoe livremente e não fique parada.
Outro objetivo do sarjetão é a diminuição da velocidade dos automóveis nas vias públicas. Dessa forma, ao cruzar a via, o motorista é obrigado a reduzir a velocidade para não haver um solavanco no veículo.
De acordo com o secretário de Serviços públicos, Nivaldo Sigoli, nem todos os cruzamentos precisam dos sarjetões, mas existem locais que é extremamente necessário, porque o asfalto foi feito de forma inadequado e a água não escoa livremente.
“Nesses casos o ideal é que seja construído o sarjetão. Ele é feito com tela concretada para aguentar o trânsito de veículos e não se deteriorar ao longo do tempo. São Carlos já possui 18 locais com sarjetões, que antes empoçavam água causando mau cheiro e poderiam ocasionar doenças”, frisa Sigoli.
O secretário de Serviços Públicos ressalta que o objetivo da Prefeitura, conforme determinação do prefeito Oswaldo Barba, é diminuir, cada vez mais, esses problemas. “São problemas simples mas que prejudicam as pessoas que vivem ou trabalham próximos a locais como esses”, observou.