Cidade

Campanha de doação de sangue para transplante de medula será dia 04

29 MAI 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 12h13
A UNICEP (Centro Universitário Central Paulista), em parceria com o Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho de Jaú, organiza no dia 04 de junho, das 18h às 22h, no Laboratório de Enfermagem no campus II, uma campanha de doação de sangue para transplante de medula óssea.

O objetivo da campanha é ajudar a encontrar um doador compatível para três jovens que sofrem de leucemia.

Essa campanha é diferente de uma doação de sangue tradicional, onde são retirados 450 ml de sangue. Na doação de sangue para transplante de medula óssea são retirados apenas 4ml de sangue para o teste de compatibilidade. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado internacional que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação, que é feita retirando a medula do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.
A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil, por isso é importante o maior número de doadores. (www.inca.gov.br).

Para doar, é preciso ter entre 18 e 55 anos, em perfeitas condições de saúde, não ter nenhuma doença infecto contagiosa como hepatite, Aids e outras e não é preciso estar em jejum.  Basta apenas levar o RG e dois números de telefones fixos para o preenchimento do cadastro.