São Carlos disputa com cidade da República da Guatemala o Dia do Desafio
Chichicastenango tem 137 mil habitantes e fica no estado de El Quiché
27 MAI 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 11h07São Carlos participa nesta quarta-feira (27) do “Challenge Day”, Dia do Desafio 2009, uma promoção da Prefeitura e do Sesc, e fará a disputa com Chichicastenango, cidade situada na República da Guatemala com 137 mil habitantes localizada no estado de El Quiché.A contagem do número de pessoas participantes do Dia do Desafio, começou a zero hora e vai até às nove horas da noite desta quarta-feira. As pessoas que fizerem qualquer atividade física por, no mínimo 15 minutos, devem informar pelos telefones 0800-7770-7870 (16) 3373-2356 e 3373-2344 (Sesc), (16) 3374-3270 e (16) 3372-1020 (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer).
O objetivo do Dia do Desafio é propor às pessoas que pratiquem qualquer tipo de atividade físico-esportiva como caminhada, corrida, ginástica, jogos e gincanas, sessões de alongamento, relaxamento e ioga, artes marciais, bailes, sessões de aeróbica, passeios de bicicleta, natação, hidroginástica, jogos coletivos como futebol, vôlei, basquete, handebol e outros.
Mais uma vez a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer vai direcionar todas as suas atividades para o Dia do Desafio, com a participação de todas as escolinhas de esportes, o Serviço de Orientação à Atividade Física (SOAF), o projeto Campeões do Futuro e as equipes de treinamento.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, reforça que o Dia do Desafio serve como estímulo para que as pessoas passem a praticar atividades físicas de forma prazerosa e constante.
“É claro que nós devemos praticar atividades físicas todos os dias, porém eu sei que muitas pessoas encontram dificuldades, muitas vezes por falta de tempo. O importante é que tenhamos consciência de que devemos combater o sedentarismo”, finalizou Ferraz.
Saiba mais sobre o Dia do Desafio
É um dia de atividade física em favor da saúde, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, que propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem durante 15 minutos consecutivos atividades físicas e esportivas associadas ao lazer e à recreação. O objetivo do Dia do Desafio é conscientizar os cidadãos para a importância e a necessidade de criar e manter o hábito da prática diária de atividades físicas como um meio de combate ao sedentarismo e da melhoria da qualidade de vida e saúde. Neste dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição, para tentar mobilizar o maior número de pessoas em relação ao número de habitantes. Na verdade, a competição é apenas um estímulo à participação, já que nesse desafio os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade e o espírito comunitário.