Cidade

Campanha de doação de sangue da Santa Casa supera expectativas de organizadores

19 MAR 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 10h53
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos informa que a Campanha “Doação de Sangue, a Atitude de Salvar Vidas”, promovida entre os dias 09 e 13 de março, superou todas as expectativas de seus idealizadores, possibilitando a divulgação maciça desse ato solidário.

Segundo o provedor da entidade, Lauriberto Roque Vanzo, a iniciativa utilizou o Mês da Mulher para conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue, um ato simples e que pode salvar até quatro vidas. “Constatamos que em nosso Banco de Sangue, mais de 80% das doações são feitas por homens, o que acompanha uma tendência nacional. Portanto, desmistificar o processo e esclarecer as dúvidas das mulheres se tornaram ações fundamentais”, lembra.

Vanzo destaca que os resultados ainda serão acompanhados nas próximas semanas e até nos próximos meses, pois muitas pessoas que foram informadas sobre a campanha podem se dirigir ao local depois do término da mesma. “Apesar dos resultados satisfatórios, o trabalho de conscientização deve permanecer, pois o número de doadores está bem abaixo do necessário”, alerta.

Uma das participantes da campanha foi a professora Mariana de Oliveira, que doou sangue pela primeira vez: “Sempre tive vontade de colaborar, mas não encontrava tempo. Quando ouvi falar da campanha, decidi participar e achei ótimo. Uma atitude que para nós não custa nada e para a pessoa que recebe vale muito”, define.

Para a dona-de-casa Elizabeth Ribeiro, a campanha é de extrema importância, porque incentiva a população a fazer doações e tira as dúvidas sobre o procedimento. “Faço doações há cinco anos e me sinto muito bem com isso. É ótimo saber que estou ajudando a salvar vidas”, diz.

A mesma opinião possui o operador de máquinas José Donizete Ambrosini, que também compareceu ao Banco de Sangue durante a campanha: “Comecei a doar sangue há três anos, quando um conhecido precisou. Vi a importância desse ato e não parei mais de contribuir”, finaliza.

Requisitos – De acordo com a médica hematologista Andréia Moura de Luca, para ser doador, o indivíduo deve ter entre 18 e 65 anos de idade, não apresentar problemas de saúde, pesar 50 quilos ou mais e não estar em jejum. “É importante enfatizar que trata-se de um gesto simples, rápido e seguro; mas que é extremamente valioso para muitas pessoas”, conclui.

Os interessados devem se dirigir ao Banco de Sangue (acesso pela entrada antiga da Santa Casa), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h00, e aos sábados, das 7h30 às 11h30. Mais informações: (16) 3373 2630.