Cidade

Senac São Carlos oferece 180 vagas gratuitas de capacitação profissional

Voltado para o empresariado, o Programa Aprendizagem qualifica jovens aprendizes para o mercado de trabalho e oferece oportunidade para as empresas contribuírem com a economia do país, gerando emprego e renda aos participantes.

18 MAR 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 15h50
O Programa Aprendizagem Senac São Carlos oferece 180 vagas de capacitação gratuita, na modalidade de Serviços Administrativos. No Estado todo, serão oferecidas 12 mil vagas em 52 unidades da instituição, localizadas na capital e interior. No portfólio, além de Serviços Administrativos, são disponibilizados mais dois títulos: Serviços de Supermercados e Serviços de Alimentação: Atendimento em Lanchonetes e Similares.

Para fazer parte do programa, o jovem precisa ser contratado por uma das empresas contribuintes do chamado Sistema S. Essas não tem nenhum custo para tal e devem reservar a vaga do aprendiz na unidade Senac. Com carga horária de 1.200 horas, o Programa Aprendizagem desenvolve competências básicas e específicas, propiciando a vivência prática nas empresas e a aprendizagem metódico- teórico no Senac, possibilitando uma formação contextualizada.

Para participar, os jovens aprendizes devem atender a determinados critérios, como estar cursando Ensino Fundamental, Médio ou Superior, ter idade mínima de 14 anos e máxima de 24 incompletos, além de não interromperem os estudos no período da capacitação, que tem a duração de um ano.

“Dentro do conceito de responsabilidade social do Senac São Paulo está a missão de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, por meio da oferta de ensino de excelência, o que se torna um elemento facilitador para a inclusão no mercado de trabalho, pois as empresas podem dar oportunidade às pessoas sem experiência”, explica Jurandir dos Santos, gerente da unidade do Senac São Carlos.

Segundo o gerente regional do Trabalho e Emprego em São Carlos, Dr. Antonio Valério Morillas Júnior, não é raro uma empresa contratar um aprendiz que se mostra pró ativo e se destaca na sua função: “é um programa de inclusão social muito salutar e que forma mão de obra qualificada que pode ser absorvida pela empresa com um ganho na produtividade”; projeta. O aprendiz deve ser contratado em regime de CLT, com os benefícios dos demais colaboradores da empresa, como férias e 13º salário, com um contrato de aprendizagem de um ano. “Após esse período, o contrato do jovem expira e para continuar na empresa ele pode ser contratado por tempo indeterminado”; observa Morillas.

A coordenadora do Programa Aprendizagem em São Carlos, Lígia Nave Falarara, aponta que o índice de empregabilidade dos participantes do programa é alto, de 65%, o que demonstra a qualidade dos profissionais formados para serem efetivados pela empresa: “quem adere ao Programa Aprendizagem tem a vantagem de, ao final do curso, contar com um profissional capacitado e que conhece a empresa de vários ângulos, já que há um rodízio supervisionado pelo Senac por diferentes áreas”; acrescenta. Uma prova da eficácia do programa é o fato de empresas como C&A, Carrefour e McDonald's participarem há sete anos consecutivos.

Serviço
Programa Aprendizagem Senac São Carlos - Abertura de turmas 2009
Data: 30 de março
Local e inscrições: Senac São Carlos/ Rua Episcopal, 700, telefone (16) 2107-1055