Mulheres de São Carlos terão curso de construção civil
Prefeitura e Governo Federal farão parceria para qualificação de mulheres, também terá curso de artesanato e turismo
6 MAR 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 09h22A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, vai firmar nos próximos meses uma parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, com o objetivo de realizar cursos de qualificação de mulheres.O primeiro encontro que tratou da parceria aconteceu nesta quarta-feira (4), no Centro Público de Economia Solidária Herbert de Souza “Betinho”, quando a assessora da SPM, Eunice Léa de Moraes, visitou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Ferreira Domingues.
Participaram também do encontro a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rosi Mendes, a presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, o Assessor de Relações e Institucionais e Internacionais, Alexandre Fuccille.
Eunice Moraes apresentou dois programas da SPM para a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade sócio-econômica e violência doméstica.
O primeiro foi “Mulheres Construindo Autonomia”, voltado para a formação de mulheres na área da construção civil, e o segundo “Trabalho, Artesanato, Turismo e Autonomia da Mulher”, que visa incentivar a autonomia financeira de mulheres artesãs no mercado de trabalho.
Os diretores Reinaldo Sorbille (Apoio à Economia Solidária) e Valdecir Botelho Júnior (Politicas Públicas de Emprego), fizeram uma exposição sobre os números referentes à mulher no mercado de trabalho e empreendedorismo na cidade de São Carlos, com ênfase para as cooperativas existentes no município, o Banco do Povo e o Balcão de Empregos da Prefeitura.
A assessora da SPM avalia que o encontro foi bastante positivo, uma vez que existe uma articulação muito grande das políticas federais com as municipais nas ações voltadas para as mulheres.
Para ela toda a área de economia solidária de São Carlos está muito articulada com as políticas do governo federal, cujo objetivo é fazer com que as mulheres tenham uma autonomia econômica, na base de um comércio justo e solidário.
“Eu estou muito satisfeita com esse encontro ao ver que São Carlos desenvolve uma série de políticas voltadas para as mulheres. Com certeza nós faremos uma grande parceria nesse projeto de construção civil, o que vai beneficiar muitas mulheres, gerando emprego e renda”, concluiu Eunice Moraes.
Emerson Ferreira Domingues, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda disse que os projetos apresentados pela representante da SPM são funcionais e vêm ao encontro da política adotada pela administração do prefeito Oswaldo Barba (PT) que visa fazer de São Carlos uma Cidade Moderna e Humana.
Para Domingues o projeto de qualificação de mulheres na área da construção civil além de inovador é bastante oportuno, uma vez que essa é uma área quem vem crescendo muito não só na nossa cidade como em todo o Brasil, em especial com aporte de recursos que o governo do presidente Lula vem destinando para o setor.
“A Prefeitura vai providenciar todos os documentos necessários para que possamos, o mais rápido possível, formalizar o convênio com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e oferecer esse curso na área da construção civil”, finalizou.