Cidade

Otimismo no comércio de São Carlos

8 FEV 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 17h04
O comércio da cidade de São Carlos ainda não sentiu os efeitos da crise econômica. Representantes do setor avaliam que a economia local deve manter o mesmo ritmo ou até crescer durante o ano. As universidades instaladas na cidade devem receber mais de 1.000 novos estudantes, que começam as atividades a partir de março.

O presidente da Associação Comercial, José Eduardo Casemiro, ressalta que a chegada dos novos estudantes vai aquecer alguns setores, como aqueles que comercializam móveis usados, imóveis, bares, restaurantes e farmácias. “A chegada de novos universitários sempre traz impacto positivo”, avalia.

O economista Luiz Fernando Paulillo, professor do Departamento de Engenharia da UFScar (Universidade Federal de São Carlos), lembra que a instalação de universidades mudou o panorama econômico do município. “Há uma diferença enorme na história da cidade à medida que as universidades foram surgindo”, explica.

Paulillo aponta os setores de habitação, supermercados, bares como aqueles que terão impacto positivo maior com a chegada dos novos estudantes. Segundo ele, haverá crescimento ainda no mercado de seguros, comercio de vestuário, calçados, material de escritório, serviços de assistência e transporte público.