Cidade

Saae apresenta Plano Diretor de Geoprocessamento

17 JAN 2009 • POR Redação São Carlos Agora • 21h56
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos), autarquia da Prefeitura Municipal, apresentou a seus servidores na última quinta-feira (15/01) o plano diretor do geoprocessamento corporativo, cujo objetivo será implantar um arquivo eletrônico, por meio de imagens de satélite, as redes de água e esgoto da autarquia, além das informações cadastrais dos usuários.

O sistema poderá ser integrado ao que está sendo preparado pela Prefeitura Municipal, beneficiando todos os cidadãos são-carlenses e juntos destacarão mais uma vez  São Carlos entre as cidades com alta tecnologia, desta vez na área de SIG (Sistema de informações Geográfica).

A elevação da qualidade e o aumento da rapidez proporcionada pelo sistema vai abranger desde as atividades exigidas na parte operacional (Setor Manutenção de Redes de Água e Esgoto), logística,  administrativa e planejamento, gerando informações rápidas e precisas que permitirão aos seus usuários a tomada de decisões ágeis e economicamente viáveis para a autarquia.

O geoprocessamento do SAAE utiliza o sistema operacional Linux e softwares com  conjunto de ferramentas de ótimo conceito em todo o mundo.

O presidente da autarquia, Eduardo Cotrim, frisa a importância do softwares livres. “Optamos pelo uso 100% de sistemas livres, robustos e rápidos, que conta com uma comunidade internacional envolvida e capacitada, que recebe investimentos de órgãos como União Européia, Nasa, e de setores privados”.

Segundo ele os sistemas livres permitem grande desenvolvimento e adaptações às necessidades da autarquia. “Com a implantação do sistema WEB, teremos uma facilidade de acesso de qualquer computador via internet. Além disso, essa opção proporcionou a economia de mais de R$ 100.000,00 em licenças de softwares”.