Situação preocupante

Dengue sobrecarrega sistema de saúde em São Carlos; 41 pacientes estão internados

25 MAR 2025 • POR Da redação • 06h32
UPA lotada por pessoas em busca de atendimento - Whatsapp SCA

A cidade de São Carlos enfrenta um surto preocupante de dengue, resultando na sobrecarga do sistema de saúde público e privado. As unidades de pronto atendimento (UPAs) estão lotadas de pacientes em busca de assistência médica.

De acordo com o último boletim da Prefeitura, divulgado nesta segunda-feira, 41 pessoas estão internadas devido à doença, sendo oito delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Apenas na última semana, foram registrados 1.258 novos casos, uma média de quase 180 por dia. Além disso, a secretaria de saúde investiga 7 óbitos que podem ter sido causados pelo vírus. 

Diante da crise, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou medidas emergenciais para agilizar o acolhimento e o atendimento médico nas três UPAs da cidade: Vila Prado, Cidade Aracy e Santa Felícia. O objetivo é reduzir o tempo de espera e garantir a hidratação adequada dos pacientes.

Além disso, em parceria com a Santa Casa e o Hospital Universitário (HU-UFSCar), serão instaladas novas salas de hidratação para ampliar a capacidade de atendimento e minimizar os impactos da epidemia.