Exposição ao som excessivo pode causar perda auditiva
Alerta é de especialistas para lidar com ruídos neste fim de ano
30 DEZ 2024 • POR Da redação • 07h04O excesso de barulho nas comemorações de fim de ano preocupa especialistas devido aos impactos negativos na saúde, especialmente no sistema auditivo. Mesmo exposições eventuais a ruídos intensos, como música alta e fogos de artifício, podem causar zumbidos, perda auditiva permanente e problemas psicológicos, como irritabilidade e ansiedade.
Além das perdas auditivas, a poluição sonora está associada a estresse, distúrbios do sono, problemas cardiovasculares e dificuldades de aprendizado, especialmente em crianças.
Tabela divulgada pela Universidade de São Paulo (USP) recomenda que para um nível de ruído de 85 decibéis, a exposição máxima permitida é de 8 horas diárias. Para uma exposição de 90 decibéis, 4 horas; para 95 decibéis, 2 horas; para 100 decibéis, 1 hora; para 105 decibéis, 30 minutos e para 110 decibéis, 15 minutos. “Os fogos de artifícios e as festas ou shows costumam ultrapassar os 120 dB”, alerta a professora da UFF, Karla Vasconcelos.
Especialistas recomendam o uso de protetores auriculares em ambientes ruidosos e redução do volume de dispositivos de áudio. Também alertam para a necessidade de maior conscientização sobre os impactos da poluição sonora e o cumprimento das leis que regulam o ruído.
No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas sofrem de deficiência auditiva, segundo dados do IBGE. Essa condição pode ser agravada pela exposição repetida a sons acima de 85 decibéis.
Com informações da Agência Brasil