Política

Esquerda lança Larissa Camargo como candidata à presidência da Câmara

18 DEZ 2024 • POR Da redação • 11h49
Vereadores junto com o ex-prefeito Newton Lima - SCA

Vereadores do PT, do PSOL e do PCdoB se reuniram na manhã desta quarta-feira (18), no antigo prédio da biblioteca Francisco Xavier Amaral Filho, para lançar os candidatos a mesa diretora do biênio 2025-2026. O ex-prefeito do PT Newton Lima participou da reunião.

Os partidos escolheram a vereadora eleita Larissa Camargo (PCdoB) como candidata a presidente, Djalma Nery (PSOL) como vice-presidente, Raquel Auxiliadora (PT) como segundo vice-presidente, Lineu Navarro (PT) como primeiro secretário e Fernanda Castelano como segunda secretaria. A eleição para escolher a nova Mesa Diretora será realizada no dia 1º de janeiro.

"Estamos com um projeto de democracia que representa o pensando da sociedade são-carlense", declarou Larissa na coletiva de imprensa. Larissa é a primeira vereadora negra eleita no Legislativo de São Carlos.


 

O vereador Djalma, que lançou sua candidatura à presidência da Câmara no dia 25 de novembro, afirmou que retirou seu nome para apoiar Larissa por ser uma mulher combativa.

“Eu conheço a Larissa há muitos anos. Ela é a primeira mulher negra eleita na história da Câmara Municipal de São Carlos em 150 anos de história. É um marco que demonstra, infelizmente, esse racismo estrutural, a misoginia, o patriarcado e o machismo instalado na cidade, e a Larissa está a linha de frente desta luta por ser quem é e viver o que vive. Além disso, a atuação dela no bairro cidade Aracy a sagra como uma referência e não à toa chega na Câmara Municipal com mais de 2 mil votos”, declarou.

O vereador Lucão Fernandes é o outro nome cotado para concorrer ao cargo de presidente da Câmara Municipal. Larissa Camargo tem garantido cinco votos e disse durante a coletiva que seu diálogo tem sido com os quatro vereadores do bloco.

“Nós sabemos das dificuldades da questão dos números e da reorganização que está instalada para a maioria [dos vereadores] estar com o executivo. Por hora, não estamos dialogando com outros vereadores”, enfatizou a vereadora do PCdoB.

Durante a coletiva de imprensa, Newton Lima disse que seu papel com o bloco dos vereadores será, quando convidado, participar das reuniões da Frente Democrática, que serão restabelecidas no próximo ano na cidade. 

“As reuniões tiveram um papel fundamental nas eleições majoritárias de 2 anos atrás e ajudou muito o presidente Lula a chegar à votação expressiva que teve na cidade”, salientou. “Estaremos promovendo um intenso debate com a população, e a Frente Democrática também tem objetivo de dar sequência a todas as denúncias apresentadas durante a campanha”, asseverou o ex-prefeito.