Eleições 2024

Mario Casale: "Plantamos a ideia de uma nova São Carlos"

Empresário que concorreu à Prefeitura pelo NOVO se diz vítima de "jogo sujo" e afirma que foi derrotado pelo voto útil em prol de Netto Donato

3 DEZ 2024 • POR Da redação • 11h47
Mário Casale: empresário aposta em eleição com segundo turno em 2028 e uma campanha mais forte para chegar à vitória - divulgação

O pré-candidato a prefeito pelo Novo, Mario Casale, afirmou nesta segunda-feira (2), em entrevista exclusiva ao SÃO CARLOS AGORA, que apesar da derrota nas eleições de 6 de outubro, os 8.413 votos foi realizado o plantio de uma semente de uma nova São Carlos um novo jeito de fazer política diferente do que ele chama de fisiologismo da “velha política” do toma lá dá cá, com distribuição de cargos de confiança em troca de apoio político. 
Engenheiro de produção mecânica formado pela USP de São Carlos, Casale afirmou que não há qualquer chance de deixar a política partidária. Ele garante que se manterá autuando na política são-carlense.

Com relação ao resultado nas eleições, Mário Casale disse que foi frustrante por um lado e um bom resultado por outro. Casale afirma que fez campanha para vencer as eleições, mas reflete que se deparou com dois projetos gigantescos – um de ex-prefeito que era bem avaliado por grande parte da população (Newton Lima) e de outro do candidato do prefeito Airton Garcia (Netto Donato), ambos com muitos recursos financeiros e horário de rádio e TV ´para fazer campanha. “Me afastei da direção da Casale Máquinas e Equipamentos com o objetivo de participara e ganhar as eleições de 6 de outubro. Mas, diante das dificuldades 

“Eu me dediquei muito, dediquei um, ano a esta campanha. Queria ser eleito prefeito. No entanto, da forma como o cenário da política de São Carlos fez com que ficássemos espremidos no meio dos dois grandes projetos com muitos partidos e muito tempo de rádio e TV. A população conheceu muito pouco do nosso projeto. Aí também entrou a questão do voto útil. Ouvi muita gente que fala: ‘poxa, eu gostaria muito de votar em você. Você é o melhor candidato. No entanto tive que fazer um voto útil porque vi que você não tinha chances. Isso, infelizmente aconteceu demais. Então, diante deste cenário acredito que o resultado foi bom, com votação expressiva, com 8.413 votos, ou seja, quase 7% dos votos válidos. Então, considerando a conjuntura, foi um bom resultado. Saímos muitos maiores do que entramos. Mostramos que a cidade tem um potencial enorme. Impactou muito na própria eleição do Netto. Nosso posicionamento elevou o nível da campanha levando ideias para a cidade. Então, acredito que no final das contas foi um bom resultado”, ressaltou ele. 

FAKE NEWS E JOGO SUJO - O empresário declara que as a acusações de que ele seria “laranja por dentro e vermelho por dentro”, lançada por aliados do então candidato a prefeito Netto Donato (PP) e seus aliados nunca pegaram. “O NOVO é um grande adversário do PT e é o partido mais à direita do Brasil. “Infelizmente foi um jogo sujo feito muito em grupos de whatsapp e redes sociais. A gente tem um projeto totalmente contra o PT. Fazemos oposição propositiva mas muito severa ao PT, inclusive em nível nacional. Em São Carlos não era diferente. Mas como o projeto também tinha uma oposição forte ao PT, o projeto do prefeito eleito, Netto, eles sabiam que roubaríamos muitos votos deles. Então, lançaram a artilharia deles contra nos. Então, fizeram uma estratégia muito clara de direcionar a artilharia deles contra o nosso projeto. E, infelizmente devido ao tamanho dos recursos que eles tinham em mãos, conseguiram ser vitoriosos com este tipo de atuação. Teve muito voto útil por conta disso. Mas ninguém acreditou que estávamos ajudando o PT. O que colou foi o voto útil. Quem não queria o PT acabou votando no Netto, acreditando que minha candidatura teria muito pouca chance naquele momento. Quem votou em Mario Casale é porque queria um projeto novo para a cidade     “. 

AVANÇO DO NOVO - Casale comemorou o crescimento do partido. “De 4 prefeituras saltamos para 19 E todas as 4 que tínhamos foram reeleitos com % altíssimo de votos! Dos 4, apenas 1 havia sido eleito pelo Novo, os outros 3 vieram para o partido depois. Ou seja, saímos de 1 eleito para 19 eleitos. Em São Paulo saímos de 0 prefeituras para 4, pra se ter uma ideia do quanto isso é significativo, hoje é o mesmo número do PT no Estado.  Fiquei feliz demais por termos, nesse domingo, vencido em uma cidade importante e grande como Taubaté Sérgio Victor e muito próximo de nós temos o Fernando Lubrechet, eleito em Pirassununga! E em SP temos ainda o José Tiveron em Adamantina e Graziela Tomé em Rinópolis”, comentou ele. 

Segundo ele, houve a frustração de não eleger nenhum vereador em São Carlos. “Porém, foi plantada a semente. “Daqui a quatro anos vamos ter uma nova eleição e desta vez com segundo turno. Continuaremos vigilantes com o que o novo governo fará. Desejamos boa sorte e que o governo seja exitoso. A gente vai apresentar propostas sempre e buscar levar proposições e bons projetos para a cidade. Quero atuar em prol da educação das crianças e buscar ajudar a cidade. Também vou atuar para divulgar e fazer valer as leis de incentivo para cultura, esportes e etc. 
“Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a cada um dos são-carlenses que apostaram no projeto meu, do meu vice, Sidney Moura, e de todo meu grupo político e também a todos que colaboraram de alguma forma com minha campanha”, destaca Casale.  

Com relação a uma possível candidatura a deputado estadual ou deputado federal em 2026, ele afirmou que este é um tema que será debatido com o NOVO e o seu grupo político no momento oportuno.