Operação combate desmanches ilegais e furtos de veículos em São Carlos
2 DEZ 2024 • POR Da redação • 06h50Na última sexta-feira (29), a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e o Detran-SP realizaram mais uma etapa da “Operação Desmonte” para fiscalizar empresas de desmontagem de veículos em São Carlos. O delegado João Fernando Baptista destacou que os furtos de veículos mais antigos têm aumentado e que muitos são desmontados para abastecer desmanches clandestinos.
“Nós verificamos nas últimas semanas que aumentaram o número de furtos de veículos um pouco mais velhos, de 10 a 20 anos. Esses veículos certamente serão desmontados e vendidos para desmanches legais e clandestinos. A reposição de peças, uma vez que, quando eles saem de produção, fica mais difícil conseguir”, afirmou o delegado.
Durante as fiscalizações, sete locais foram inspecionados. “Já no dia 13, dois locais foram interditados e outros quatro autuados administrativamente pelo DETRAN. E hoje também tivemos apreensões de alguns objetos e autuações”, acrescentou.
O delegado ressaltou que peças de veículos devem conter selo com QR Code do Detran, que permite rastreamento. “A pessoa que compra uma peça sem procedência pode responder por receptação. Isso dá cadeia”, alertou.
As investigações buscam coibir furtos e fechar desmanches clandestinos que alimentam o mercado negro, afetando especialmente a população de baixa renda. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente à DIG pelo WhatsApp (16) 3374-1596.