Sítio Abirú busca voluntários para projeto de sustentabilidade
Segundo gestora do programa ambiental, os participantes terão uma oportunidade única para desenvolver habilidades em construções agrícolas sem gerar impacto na natureza
24 NOV 2024 • POR Da redação • 05h36 Localizado entre São Carlos e Itirapina, na Rodovia Domingos Inocentini, o Sítio Abirú Orgânicos, está recrutando voluntários para expandir seus projetos de sustentabilidade. Graduada em Agricultura Biodinâmica pela BDAC do Reino Unido (Biodynamic Agriculture College UK), a gestora e administrativa do programa, Bruna Zaitun explica que o próximo passo será desenvolver estufas para produção de alimentos.
“Estamos trabalhando para formar uma frente voltada para bioconstrução utilizando os recursos disponíveis no sítio, como bambus, capins, barro, madeira e afins. O time contará com um projetista, uma pessoa na liderança das atividades e auxiliares para a implantação. As estruturas consistem em estufas para produção de hortaliças, banheiro seco, área de processamento e lavagem de verduras e legumes, galinheiro e terreiro. Qualquer indivíduo que se interesse em fazer parte, deve entrar em contato conosco pelo telefone (16) 99623-6088”, afirma Bruna.
Segundo ela, os encontros acontecerão de acordo com a disponibilidade dos participantes, sendo essa quinzenal ou uma vez ao mês. “Essa é uma oportunidade única para desenvolver habilidades em construções agrícolas e uso dos recursos naturais disponíveis em qualquer ambiente rural, sem gerar impacto na natureza”, comenta.
Bruna ressalta que as atividades do mês de dezembro serão feitas aos sábados, durante o período de 2h. “Elas incluem adubações específicas em sistema orgânico, coleta de sementes crioulas e nativas, cultivo de solo, plantio de árvores e mudas, nutrição e afins. Uma agenda será disponibilizada com os temas das atividades de cada sábado no final de novembro. Os interessados podem contatar a Abirú pelo telefone ou através das nossas redes sociais @abiru.organicos”.
De acordo com a gestora do projeto, as atividades dos sábados são um momento para partilhar, aprender e se envolver com a comunidade da Abirú. “Recebemos pessoas de diversas áreas de atuação, o que enriquece o aprendizado e as trocas durante as atividades”, conclui Bruna.