Mudanças climáticas

Redação da escola Luiz Augusto de Oliveira fica em 2º lugar em concurso estadual

23 NOV 2024 • POR Assessoria • 07h54
Escola Luiz Augusto de Oliveira - divulgação

O Governo de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (22), os vencedores do concurso de redação sobre mudanças climáticas. Uma redação do fundamental 1 da escola estadual Luiz Augusto de Oliveira de São Carlos ficou em segundo lugar. Confira o resultado  no final desta notícia. 

O concurso “Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo” foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc). Um total de 27 jovens, com idades entre 10 e 17 anos, se destacaram entre as 114 redações entregues por expressarem suas ideias sobre a preservação do meio ambiente e a importância de agir agora para garantir um futuro sustentável.

As redações abordaram questões como o desperdício de alimentos e sua relação com o clima, o papel das abelhas na manutenção do equilíbrio ambiental e a urgência de uma ação global contra as mudanças climáticas. Os vencedores conseguiram conectar a história com a realidade atual, como a Revolução Industrial e a queima de combustíveis fósseis, emissão de gases do efeito estufa e importância da preservação da biodiversidade.

Confira os vencedores: 
 

Ensino Fundamental 1 

Ensino Fundamental 2 

Ensino Médio 

As redações vencedoras foram avaliadas por sua criatividade, originalidade, profundidade de pesquisa e, acima de tudo, pela capacidade de comunicar de forma clara e emocionada a importância de uma ação imediata em defesa da Terra. O prêmio para os primeiros colocados, incluindo os alunos, orientadores e a escola, é um notebook para cada um. Os segundos colocados receberão tablets e os terceiros ganharão leitores de livros digitais.

“Os textos não só abordaram temas relevantes, como também foram capazes de refletir a urgência e a necessidade de mudanças em nosso comportamento, nos mostram que as questões ambientais devem ser tratadas com a seriedade que merecem”, destaca Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura do Estado de São Paulo.

“Estamos orgulhosos do comprometimento dos nossos estudantes no concurso. Ao longo do ano, a Secretaria da Educação reforçou as ações para que nossos alunos produzissem mais redações, como a primeira Olimpíada de Redação do Estado, e o concurso veio complementar esse nosso compromisso para que nossos alunos escrevam mais e melhor, abordando uma temática necessária”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

Como foi o concurso 

O concurso teve as inscrições abertas em agosto, na volta às aulas do segundo semestre, e contou com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A competição foi dividida em três categorias: para alunos do 5º ano Ensino Fundamental (anos iniciais), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais) e das três séries do Ensino Médio. Cada categoria foi composta por equipes de três alunos de uma unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador.

Confira aqui todas as redações: 
 

Categoria – Ensino Médio 

1º Suzano – EE Carlos Molteni – Link 

2º Carapicuíba – EE Toufic Joulian – Link 

3º Mogi das Cruzes – EE Dr. Deodato Wertheimer – Link 
 

Categoria – Ensino Fundamental 2 

1º Bragança Paulista – EE Ismael Aguiar Leme – Link 

2º São José do Rio Preto – EE Profª Alzira Valle Rolemberg – Link 

3º Caieiras – EE Aladino Polon – Link 
 

Categoria – Ensino Fundamental 1

1º Ribeirão Preto – EE Dr. Francisco da Cunha Junqueira – Link

2º São Carlos – EE Profº Luiz Augusto de Oliveira – Link 

3º Taquaritinga – EE Profª Adreana Comar – Link