EnvelheCiência

Docente da UFSCar fala sobre as consequências da perda auditiva em pessoas idosas

Artigo traz definição de presbiacusia, primeiros sinais e a importância do diagnóstico e tratamento

19 NOV 2024 • POR Assessoria de Imprensa • 07h15

A presbiacusia é uma condição marcada pela perda auditiva relacionada ao processo de envelhecimento. Como é possível identificar e tratar precocemente a dificuldade auditiva em pessoas idosas e, assim, ajudar na promoção de um envelhecimento saudável?

Este foi o tema do artigo mensal da coluna "EnvelheCiência", de autoria de Letícia Pimenta Costa-Guarisco, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A iniciativa, idealizada por Marcia Regina Cominetti, também docente no DGero, é uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição.

O intuito é divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.

Na publicação do mês - Você conhece as consequências da perda auditiva no envelhecimento?" -, Costa-Guarisco fala sobre a importância de ficarmos atentos aos primeiros sinais da presbiacusia. Também traz reflexões sobre como adotar práticas que ajudem a prevenir e mitigar os impactos desta condição.

O artigo está disponível para leitura no site do ICC, em bit.ly/envelheciencia-perda-auditiva.

Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.