Faixa no pontilhão da avenida São Carlos pede justiça por Naira e Amanda: "Vidas trans importam"
5 NOV 2024 • POR Da redação • 17h25Uma faixa, assinada pelo coletivo Zilda Xavier, afixada na grade do pontilhão da avenida São Carlos sobre a avenida Trabalhador São-Carlense pede justiça para Naira Victoria da Silva e Amanda Rios, mortas recentemente. "Justiça por Naira e Amanda. Vidas trans importam".
A travesti Amanda Rios, de 28 anos, foi morta ao invadir um prédio no bairro Parque Faber, na manhã do dia 21 de outubro. Segundo o Boletim de Ocorrência, ela faleceu após ser contida por um zelador e sofrer um golpe conhecido como mata-leão, contudo a causa da morte ainda é investigada. O corpo de Amanda foi sepultado no dia 22 de outubro.
Já Naira Victoria da Silva, de 27 anos, mulher trans, foi morta a facadas na Vila Gustavo, na zona norte de São Paulo, no dia 20 de outubro. Ela foi enterrada no dia 24 de outubro, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.
Na sessão ordinária da última terça-feira (29), os vereadores da Câmara Municipal de São Carlos aprovaram por unanimidade duas moções de pesar pelo falecimento das duas jovens trans.