São Carlos irá ter sua pista de BMX no Jardim Botafogo
Investimentos serão da ordem de R$ 500 mil e iniciativa visa difundir ainda mais a modalidade na cidade e região
9 OUT 2024 • POR Assessoria de Imprensa • 06h52A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, inicia nesta semana a construção de uma pista de BMX na Avenida José Pereira Lopes, no bairro Jardim Botafogo. A empresa de engenharia responsável pela obra venceu a licitação na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço global e o investimento será de aproximadamente R$ 500 mil.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas a construção da pista de BMX é necessária para proporcionar a oportunidade aos usuários que gostam da modalidade de praticarem um esporte sadio e que tem poucos espaços disponíveis na região. A obra busca ocupar os usuários com uma atividade que contribua com a formação de cada um, permitindo-lhes o acesso ao esporte e ao lazer.
“Visitamos a área onde será construída a pista de BMX e o atual estágio é de aprovação do projeto na Federação Paulista de Ciclismo, portanto será uma pista homologada para receber competições em nível federal. Queremos iniciar as obras nesta semana com o objetivo de incentivar o conhecimento e a prática do BMX na cidade. A nova pista visa aumentar o nível deste esporte em São Carlos”, salientou Leonardo Lázaro, secretário municipal de Obras Públicas.
BMX
O esporte também conhecido como bicicross, é o caçula do ciclismo, sua origem é das décadas de 1960 e 1970, época em que as vertentes mais tradicionais do esporte — estrada e pista — já faziam parte dos Jogos Olímpicos. O BMX surgiu graças à admiração de jovens norte-americanos pelo Motocross. A vontade de imitar as manobras dos ídolos aliada à falta de equipamento fez com que bicicletas fossem utilizadas em pistas de terra. Nasceu, então, o Bicycle Moto Cross, ou simplesmente BMX.
As provas do BMX são disputadas em baterias com 8 atletas cada, até se chegar à final. As bicicletas utilizadas pelos competidores possuem rodas com aro 20, além de uma marcha e um freio. A largada é dada de uma plataforma de cerca de 10m de altura e os atletas passam por obstáculos montados na pista até cruzar a linha de chegada. O BMX fez sua primeira aparição olímpica nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, com disputas tanto no masculino quanto no feminino.