Papo condominial com Carlos Lazzarin

Furto no Condomínio: O Síndico é Responsável? Entenda seus Direitos e Deveres

11 SET 2024 • POR Redação Sâo Carlos Agora • 15h50

A segurança do patrimônio dos condôminos é uma das principais preocupações de qualquer síndico. Mas, afinal, até onde vai a responsabilidade do condomínio por furtos ocorridos em suas áreas comuns?

Um recente julgamento do Tribunal de Justiça de São Paulo trouxe mais clareza sobre essa questão. A decisão reforça a importância de uma cláusula expressa na convenção do condomínio isentando-o da responsabilidade por furtos, salvo em casos de dolo ou culpa grave.

O que caracteriza a culpa grave do condomínio?

Quando o condomínio não é responsável:

Dicas para síndicos:

A segurança do condomínio é um assunto complexo e que exige atenção constante do síndico. Ao conhecer seus direitos e deveres, o síndico poderá tomar as medidas necessárias para proteger o patrimônio dos condôminos e evitar problemas futuros.

Carlos Eduardo Alves Lazzarin - OAB/SP 364.946
Advogado Especialista em Direito Condominial e Imobiliário pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Atua há mais de 10 anos com direito condominial e imobiliário. Atendendo síndicos, condomínios e investidores. Sócio Fundador do Escritório Carlos Lazzarin Advogados, com sede nas Cidades de São Paulo, Campinas e São Carlos.