Estado

Mulher passa em 1° lugar da turma entre mais de mil soldados

16 JUN 2024 • POR Da redação • 06h54
Secertário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, durante formatura da Polícia Militar

Em uma profissão de risco como a de policial militar, que exige coragem e força, ser policial e mulher é motivo de muita honra. A mais nova soldado PM Letícia de Brito, que se formou nesta sexta-feira (14), teve a maior nota entre os mais de 1,1 mil soldados na formatura da Polícia Militar.

Ela afirma que nunca duvidou de sua capacidade nem da de suas colegas. “Nós mulheres somos tão capazes quanto os homens. Temos dedicação e muita capacidade de vencer. O segredo é não duvidar. Se é um sonho, temos que ir atrás”, enfatizou a soldado de Brito.

A formatura da Polícia Militar ocorreu na Escola Superior de Soldados, em Pirituba, na zona norte de São Paulo e contou com autoridades como o governador do estado, Tarcísio de Freitas, e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

A mãe da nova policial se emocionou ao ouvir o nome da filha como a primeira colocada da turma. “É uma grande conquista. Espero que ela sirva de exemplo para outras mulheres que têm o sonho de entrar na polícia”, disse.

O que motivou Letícia, de 26 anos, a estudar e se dedicar tanto para se destacar entre a turma foi a família. Ela explica que, quem passa como primeiro da turma tem a oportunidade de escolher o batalhão e a região onde irá trabalhar, caso tenha vagas. Por isso, escolheu ficar perto da família, em Limeira, no interior do estado.

Durante a formatura da Polícia Militar, o secretário da Segurança Pública destacou o trabalho da Polícia Militar no combate ao crime organizado. Agora, com um novo efetivo formado, o objetivo é ter ainda mais força para combater a criminalidade.

“A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, não são só exemplos para todo o país, mas também são a última barreira que existe entre o crime organizado e a sociedade”, destacou.