Mãe acusa Hapvida/São Carlos de negligência em caso de menina com síndrome nefrótica
Menina de 9 anos passou três vezes pelo pronto-atendimento e segundo a mãe, não descobriram o que realmente a filha tinha.
2 ABR 2024 • POR Da redação • 15h16Silmara Nogueira, moradora de São Carlos, entrou em contato com o portal São Carlos Agora para denunciar o atendimento prestado pelo convênio Hapvida (antigo São Francisco) à sua filha de 9 anos.
Segundo Silmara, na manhã de sábado (23/03), levou a filha ao pronto-atendimento do Hapvida, perto da Santa Casa, pois a garota apresentava inchaço nas pernas, rosto e várias manchas pelo corpo. Emanuelly Fernandes Monteiro teria recebido um diagnóstico de alergia e o médico teria receitado antialérgicos. Sem melhora, a mãe retornou com a filha até o pronto-atendimento no período da noite, quando novos exames detectaram infecção urinária e eliminação de proteínas. Desta vez foi receitado antibiotíco.
Emanuelly retornou para casa e como não apresentou melhoras, a mãe resolveu levá-la novamente no pronto-atendimento do convênio no domingo. De novo foram feitos exames que apresentaram o mesmo resultado que o realizado no dia anterior.
De acordo com a mãe, a médica disse que a filha estava com suspeita de Chikungunya, contudo, não sabia a causa do inchaço e teria pedido para ela procurar a Santa Casa, mas teria se negado dar uma carta de encaminhamento, pois a paciente teria plano de saúde.
A mãe questionou a médica sobre internar a filha para averiguar melhor o caso, mas a profissional teria dito que não havia motivos para internação e pediu para continuar administrando antibióticos.
Silmara contou que retornou para casa somente no final da noite de domingo. Na manhã seguinte ela acordou e percebeu que Emanuelly continuava a apresentar inchaços e manchas pelo copo. Preocupada, procurou a UPA do bairro Cidade Aracy, onde foi a garota foi atendida e rapidamente transferida para o Hospital Universitário (HU-UFSCar), onde precisou ser internada. "Minha filha não estava aguentando nem andar", disse a mãe.
Já no HU, segundo a mãe, os médicos descobriram que a filha estava com celulite infecciosa na perna e síndrome nefrótica, uma doença que afeta os rins.
"Se eu tivesse feito o que os médicos da Hapvida mandaram, o que teria acontecido com a minha filha?", questiona Silmara. A paciente recebeu alta do Hospital Escola nesta terça-feira (2).
A mãe também fez questão de agradecer a equipe do HU. "Agradeço a equipe que teve toda atenção e paciência".
O São Carlos Agora entrou em contato com a assessoria de imprensa da Hapvida e aguarda um posicionamento. Assim que tivermos um retorno, essa publicação será atualizada.