Estudantes da “Prof. Ary Pinto das Neves” visitam a UFSCar
Grupo de 35 alunos de escola do Cidade Aracy foi recepcionado por equipe do projeto Academia ProFut, da Educação Física
16 DEZ 2022 • POR Redação • 08h21Um grupo de 35 estudantes da Escola Estadual Professor Ary Pinto das Neves, do bairro Cidade Aracy, de São Carlos, passou uma manhã diferente nesta quarta-feira, dia 14: eles visitaram o Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lá eles conheceram espaços esportivos e de convivência, conversaram com estudantes e professores, jogaram futebol e almoçaram no Restaurante Universitário.
A ação foi fruto do projeto de extensão Academia ProFut, da UFSCar, que atua na E. E. Prof. Ary Pinto das Neves desde março de 2022, onde o projeto mantém, com financiamento do Programa Academia & Futebol do Governo Federal, bolsistas, monitores e equipamentos para atividades de ensino de futebol. "Nós desenvolvemos o projeto Academia ProFut na escola e sentimos que o mundo deles é muito restrito ao bairro Cidade Aracy. O que motivou essa visita foi ampliar o mundo dessas crianças, para que tivessem acesso à cultura universitária, conhecessem as instalações da Universidade, a vida universitária, e que conversassem com estudantes da UFSCar. São muitas oportunidades que se abrem quando eles e elas têm acesso à Universidade como tiveram hoje", contou o professor Osmar Moreira de Souza Junior, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), e coordenador do ProFut.
Assim que chegaram, os estudantes do 6º ao 9º ano foram recepcionados na quadra do Ginásio de Esportes por professores e alunos do curso de Educação Física da UFSCar. Na sequência, os alunos do Ensino Fundamental foram divididos em quatro equipes para conhecerem diversos espaços no Campus São Carlos da UFSCar. Na área Sul, o grupo amarelo começou pelo parque esportivo, indo à piscina, pista de atletismo e campo de futebol. Eles aprenderam, na prática, regras e medidas de diversas modalidades esportivas, incluindo polo aquático, rúgbi, beisebol, natação, softball, entre outros. O grupo vermelho começou pelos edifícios de Aulas Teóricas (ATs) e parte externa da moradia estudantil. Enquanto isso, os grupos preto e branco foram caminhando até a BCo, na área Norte, onde puderam visitar a área de convivência, os acervos e as coleções especiais. Na sequência os grupos se revezaram nos espaços. Entre os passeios, foram formadas rodas de conversas, nas quais os estudantes do curso de Educação Física da UFSCar puderam compartilhar sua rotina na Universidade. "É importante que os mais jovens saibam como os alunos da UFSCar chegaram até a Universidade, de onde vieram, para que eles pensem 'Eu também posso estar aqui'", afirmou o coordenador do ProFut. Para ele, é importante falar para os adolescentes sobre as formas de acesso (incluindo as Ações Afirmativas) e de permanência (através de bolsas) na Universidade.
"O professor Osmar é muito gente boa!", destacou Pedro Henrique Lima Soares, 12 anos, durante a visita. Pedro, que está no 6º ano, já tinha ido ao campus universitário, mas, durante o passeio, conheceu pela primeira vez lugares como a piscina, o Restaurante, o lago e a biblioteca. "O Ginásio me chamou a atenção. Eu queria ficar mais tempo aqui, só para fazer esportes", destacou. "Se não fosse tão longe, eu viria todo dia", afirmou a colega Ana Laura Felonta, que cursa o 8º ano. Ela só conhecia a UFSCar por nome. "Aqui é enorme", declarou Ana Laura; ela já jogava futebol, mas aprendeu muitas técnicas, táticas e linguagens a partir do seu ingresso na Academia ProFut.
A partir das 10 horas, os estudantes voltaram a se unir para jogar futebol no campo e futsal no Ginásio. O encontro foi finalizado com um almoço no Restaurante Universitário.
PROFUT
O ProFut reúne estudantes, profissionais e pesquisadores que têm como objeto de estudo e investigação o futebol em suas interfaces com as Ciências Humanas. Contemplando as linhas de pesquisa "Pedagogia do Futebol" e "Futebol e Sociedade", o grupo foi fundado em 2013 a partir das inquietações de estudantes do curso de Educação Física da UFSCar que, sob a coordenação do professor Osmar Moreira de Souza Júnior, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), passaram a se reunir de forma sistemática para a leitura e discussão de textos e para a realização de pesquisas sobre o esporte e atividades como a Academia ProFut. "Não é só jogar futebol. É discutir também aspectos relacionados ao futebol, mas que dizem respeito às questões de gênero, à prática de futebol por mulheres, questões raciais, políticas e culturais", explica o docente da UFSCar. A iniciativa do projeto Academia ProFut na escola Ary Pinto das Neves é oferecer o ensino de futebol voltado para crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano, "principalmente àqueles e àquelas que não têm oportunidade de jogar futebol em escolinhas, àqueles e àquelas que são iniciantes e eram excluídos do futebol".
Além disso, o ProFut desenvolve, atualmente, a atividade "Futebóis e diversidade", voltada para comunidade interna e externa, às quartas-feiras, das 17 às 19 horas. "É uma proposta de iniciação ao futebol de pessoas que, ao longo da vida, tentaram praticar, mas que, por diferentes motivos, não conseguiram. Sabemos que existe uma cultura muito machista no futebol. Então nessa atividade temos mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIA+, num ambiente acolhedor e seguro para que possam inserir o futebol como uma atividade de lazer", detalha Souza Júnior. Outras ações do ProFut são a promoção de eventos de futebol de botão e futebol callejero (de rua).
Mais informações sobre o ProFut podem ser acessadas no Instagram (www.instagram.com/profut_ufscar), Facebook (https://bit.ly/3j1TVW2), Twitter (https://twitter.com/ProFut_UFSCar), canal do YouTube (www.youtube.com/@profut-ufscar8119) e site do ProFut (www.profut.ufscar.br). Dúvidas também podem ser esclarecidas pelos e-mails profut@ufscar.br e profut.ufscar@gmail.com.