Comandante do Corpo de Bombeiros alerta para o risco de afogamento durante o verão
Essa época do ano é quando mais acontece este tipo de acidente.
9 DEZ 2022 • POR Redação São Carlos Agora • 07h00Com a chegada do verão, muitas pessoas se programaram para aproveitar ao máximo as praias, cachoeiras, piscinas, lagos e a represa do Broa, mas esse também é um período em que os riscos de acidentes crescem consideravelmente.
Uma das principais ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros nessa época do ano são os afogamentos. O capitão Rangel Moreira Gregório, comandante do 4º Sub Grupamento de Bombeiros (SGB), informou que boa parte desses registros ocorrem como consequência do alto nível de ingestão de bebidas alcoólicas e pela falta de conhecimento em natação e desconhecimento do local em que se encontram os banhistas. Entre as regiões de São Carlos e Ibaté o Corpo de Bombeiros registrou dois casos de afogamentos com morte neste ano.
Segundo Gregório, as unidades do Corpo de Bombeiros trabalham focadas na prevenção desses acidentes, buscando informar a população sobre os cuidados que devem ser tomados. Ele orienta as pessoas tomarem o máximo de cautela com crianças, mesmo em piscinas residencias, pois é justamente nestes ambientes que ocorrem as tragédias. Ele diz que nunca se deve deixar as crianças sozinhas, pois, elas não conseguem avaliar se um local é seguro ou não. Ele também orienta as pessoas a não fazer uso de bebida alcoólica e conhecer a área onde está mergulhando é de fundamental importância. Gregório também diz que o Corpo de Bombeiros realiza um trabalho de educação para que a população entenda que a água oferece riscos.
O oficial ainda explicou que ao perceber um afogamento, a pessoa que for realizar o salvamento deve utilizar de uma corda, boia ou até a tampa de uma caixa de isopor para auxiliar durante a ação. Segundo ele, utilizar algum material que vá ajudar a pessoa a boiar a ser retirada da água é de extrema importância. O comandante do 4º SGB de São Carlos reforça que é preciso treinamento para realizar o salvamento de uma vítima de afogamento e pede para que as pessoas quando se depararem com esta situação liguem imediatamente para o telefone 193, informando o que está presenciando para que o socorro seja rápido e eficiente. O verão no Brasil começa no dia 21 de dezembro de 2022 e termina em 20 de março de 2023.
O Corpo de Bombeiros da região de São Carlos dá algumas dicas para que você possa evitar o afogamento ou auxiliar uma vítima:
AO VER UMA PESSOAS SE AFOGANDO:
Não entre na água para tentar salvar outra pessoa! Você pode se transformar em mais uma vítima.
Sem se aproximar da vítima, tente lançar um galho, uma boia, uma corda ou outro objeto para que ela flutue e possa ser puxada até um local seguro.
Após a retirada mantenha a pessoa aquecida, sentada se estiver consciente, ou deitada lateralmente se inconsciente, até a chegada dos bombeiros.
ESCOLHA O LOCAL PARA NADAR:
Procure sempre local onde exista a presença de guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros.
Procure um local seguro e apropriado para seu lazer.
Não entre em águas poluídas ou em locais onde há aviso de perigo.
Fique atento e respeite as placas e faixas de advertência.
ALGUMAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO PORDEM EVITAR ACIDENTES
Nunca nade sozinho.
Se ingerir bebida alcoólica não entre na água.
Permaneça próximo à margem.
Nunca salte de locais elevados para dentro da água.
Não faça brincadeiras de mau gosto (caldos, trotes, saltos).
Siga as orientações dos bombeiros ou dos salva-vidas.
Evite fazer refeições pesadas antes de entrar na água.
Pais ou responsáveis: não deixem as crianças sozinhas.
Evite permanecer próximo de onde haja embarcações (lanchas, Barcos ou balsas).