Copa 2022

Primeiros confrontos das oitavas definidos

29 NOV 2022 • POR Tiago Cruz/colaborador • 20h42

Em mais um dia de decisões e definições para a próxima fase. Inglaterra e país de Gales tiveram o clássico do reino unido em copas. Para muitos poderia até ser um jogo sem muita expressão, já que em teoria a seleção inglesa vem fazendo uma primeira fase tranquila, e era franca favorita a vitória. Mas para os galeses a partida de hoje tinha muito mais que a classificação em jogo.

Ambas a seleções que são praticamente vizinhas já se enfrentaram 106 vezes com partidas registradas desde 1900. E muito mais que apenas futebol galeses e ingleses fizeram um jogo com muita carga política envolvida.

Para classificar Gales tinha uma missão quase impossível. Vencer com uma goleada e esperar um empate sem gols entre Estados Unidos e Irã.  Caso vencessem pela rivalidade local, já seria um prêmio para uma seleção que ficou 64 anos fora da maior competição de seleções.

Na partida os dragões galeses seguram bem a pressão do primeiro tempo. Buscando sempre que possível a pressão para roubar a bola com poucos passes chegar ao objetivo de marcar. No 2º tempo uma falta próxima da área foi a chance que a Inglaterra precisava para marcar o primeiro. Rashford bateu bem no canto direito sem chance para o goleiro.

Gales sentiu o revés do gol, criando uma desatenção que culminou na perca da bola e o segundo gol logo 1 minutos depois. Foden aproveitou o passe rasteiro de Harry Kane. Que passou por todo campo defensivo ate os pés do atacante do City.

Para fechar o placar Rashford marcou mais uma vez e confirmar o 1º lugar da Inglaterra no grupo B.

 

Copa do Mundo - Grupo B - 3ª rodadaIngalterra3x0 Gales

Estádio: Ahmad Bin Ali – púb8lico 44 297

Gols: Rashord 50' e 68', Foden 51'.

 

Outros resultados 

Estados Unidos e Irã também protagonizaram uma partida com muito mais do que futebol envolvido. Com dois empates os americanos precisavam vencer a partida. Enquanto os iranianos jogam pelo empate após a vitória na 2º rodada contra Gales. O fator empate pode ter atrapalhado um pouco a equipe, que começou o jogo com a intensidade menor do que o jogo anterior.

A partida terminou com vitória dos Estados Unidos que venceram com gol de Pulisic ainda no 1º tempo. Com os resultados os americanos ficaram com 2º lugar no grupo B.

Gols: Pulisic 38'.

 

Pelo grupo A.

Os anfitriões do Catar jogavam já eliminados contra a favorita do grupo Holanda.

Na partida, os cataris jogaram com seriedade e mostraram que apesar da desclassificação, é uma seleção que tem grande margem de evolução. Sem dúvidas uma seleção que poderá retornar na próxima edição.

Os holandeses venceram a partida com 2 jogadas de muita velocidade. Uma das características dessa nova geração. Menção ao 3º gol em 3 jogos do atacante do PSV Cody Gakpo.

Gols: Gakpo 26', de Jong 49'.

 

A segunda vaga do grupo A seria decidida no jogo entre Senegal e Equador.

Os sula americanos tinham a vantagem do empate que se mostrou um resultado perigoso de depender.

Na partida Senegal teve uma leve vantagem ofensiva em um jogo bem disputado. Com um gol de pênalti no fim do 1º tempo Senegal saiu na frente. Precisando do empate o Equador partiu para o ataque e empatou. Mas os africanos retomaram a liderança do placar, após a falta batida na área para Koulibaly marcar o gol da vitória.

Gols: Sarr 44'(P), Caicedo 67', Koulibaly 70'.

 

Primeiros confrontos das oitavas de final

Holanda x Estados Unidos - sábado (12h, Estádio Internacional Khalifa) Inglaterra x Senegal - domingo (16h, Estádio Al Bayt)

 

Jogos do 11º dia da Copa do Mundo 30/11

 

Grupo C

Tunisia x França

Horário: 12h (Horário de Brasília)

Estádio: Cidade da Educação

 

Grupo D

Austrália x Dinamarca

Horário: 12h (Horário de Brasília)

Estádio: Al Janoub

 

Grupo C

Polônia x Argentina

Horário: 16h (Horário de Brasília)

Estádio: 974 Ras Abu Aboud

 

Grupo D

Arábia Saudita x México

Horário: 16h (Horário de Brasília)

Estádio: Lusail