Educação

Escolas da Rede Municipal de Ibaté comemoram a Semana da Consciência Negra

Alunos participam de ações pedagógicas que envolvem práticas por meio de histórias infantis e rodas de conversas

18 NOV 2022 • POR Redação • 07h41

As escolas que integram a rede municipal de ensino de Ibaté estão realizando nesta semana diversas ações em alusão ao" Dia Nacional da Consciência Negra", que é comemorado no dia 20 de novembro. Em todas elas, há um objetivo em comum e primordial nessas práticas: promover a valorização das tradições culturais, combater discriminações e, consequentemente, auxiliar na formação de cidadãos, desenvolvendo uma sociedade mais consciente.

 As escolas abordam desde o início do ano práticas relacionadas a esta temática. Especialmente nesta semana estão sendo realizadas atividades de forma lúdica e prazerosa, com o objetivo de valorizar e respeitar esta cultura e a diversidade étnico-racial.

Para a secretária de Educação, Danielle Garcia Chaves, a conscientização sobre o respeito e a valorização da história e cultura africana no Brasil é trabalhada no decorrer do ano letivo, pois é um processo que não pode ser feito em apenas um dia ou uma semana. “É uma data importante para reforçarmos as ações de combate ao racismo, relembrar nossas origens e garantir ainda mais conhecimento sobre o assunto”, observou.

Os alunos estão participando de ações pedagógicas que envolvem práticas por meio de histórias infantis e rodas de conversas, apresentações de música, pintura facial, máscaras africanas, confecção de produções artísticas, perfil humano com colagens de diferentes materiais e desenhos.

Para o prefeito José Luiz Parella, os trabalhos realizados por todas as unidades da rede municipal de ensino têm reforçado e estimulado o ensino em sala de aula e a convivência com a diversidade. “Parabenizo a todos os professores, diretores, coordenadores, alunos e profissionais da educação, que têm tratado o nosso ensino como prioridade. A educação é uma ferramenta na luta contra o racismo. Ela é essencial para que a sociedade e justiça caminhem juntas”, concluiu o gestor.