Pesquisadores da Embrapa São Carlos recebem Medalha “Ruy Miller Paiva” por trabalho sobre adoção de sistemas integrados
Honraria tem a finalidade de homenagear autores por sua contribuição ao avanço do conhecimento na área de socioeconomia e desenvolvimento rural
14 NOV 2022 • POR Redação • 07h54Durante a cerimônia de 80 anos do Instituto de Economia Agrícola (IEA), realizada na última terça-feira, 8, em São Paulo, os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste Marcela Vinholis e Waldomiro Barioni Junior receberam a tradicional Medalha “Ruy Miller Paiva”.
A honraria tem a finalidade de homenagear autores de artigos científicos, publicados nas Revistas do Instituto, em reconhecimento por sua contribuição ao avanço do conhecimento na área de socioeconomia e desenvolvimento rural.
O trabalho premiado foi “Perfil dos adotantes de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta do centro-oeste do Estado de São Paulo”, de autoria de Marcela Vinholis, Waldomiro Barioni Junior e dos pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos Hildo Meirelles de Souza Filho, Marcelo Carrer e Roberto Bernardo.
A medalha foi entregue pelo diretor-geral da Instituição, Celso Vegro, e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Francisco Matturro.
O Instituto de Economia Agrícola, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), é um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.
TRABALHO PREMIADO
O artigo “Perfil dos adotantes de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta do centro-oeste do Estado de São Paulo” é resultado de um trabalho coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos (SP), durante a safra 2016/2017. Para o estudo, foram entrevistados 175 produtores rurais de várias regiões do estado.
O objetivo foi saber quais são os fatores que influenciam a decisão de adoção dos sistemas integrados pelo produtor rural.
As informações do levantamento envolvem perfil, tipo de sistemas adotados, influência para adoção, acesso a crédito rural, intensidade da adoção, acesso à informação técnica, características da propriedade rural, etc.
O estudo detectou que mais de 90% dos produtores que utilizam sistemas integrados estão satisfeitos e pretendem permanecer. Já entre os não adotantes, 28% pensam em adotar a tecnologia.
Ainda, identificou que a adoção dos sistemas de integração beneficia-se das políticas de crédito rural e de assistência técnica. O acesso à informação, também, demonstrou-se essencial para a decisão de adoção e a modalidade de dias de campo, um veículo de comunicação importante em programas de transferência de tecnologia.
Segundo ela, o resultado desse trabalho busca subsidiar políticas públicas e ações coordenadas de transferência de tecnologia para ampliar a adoção da integração no estado.
O estudo contou com o apoio de técnicos da CATI e de cooperativas agropecuárias e pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O suporte financeiro foi da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).