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Mercado Digital: As profissões da atualidade

12 NOV 2022 • POR DC Digital • 11h40

Sim, a internet se faz, há tempos, um ambiente considerado familiar para a absoluta maioria do mundo desenvolvido, todavia, ao realizar a navegação automática e padronizada, sem muito se atentar em tudo que envolve a existência desse espaço virtual, se passam despercebidas inúmeras oportunidades em diversas searas.

Com as atividades dinâmicas que a vida em sociedade demanda nos dias de hoje, muitos elementos corriqueiros, todavia importantes, não são notados pelos menos atentos. Mas não é o cidadão comum o culpado de não se atentar a tais detalhes, a própria estrutura do marketing e do mercado se moldam propositalmente desta forma. 

Com um modus operandi bem estruturado nos modelos de vendas e prestação de serviço via internet, fora aberto um leque infindável de táticas de marketing e de oportunidades para gerar renda. Algumas mais claras, como através páginas de vendas clássicas, e outras, um pouco mais sutis, como apps de listas, jogos, redes sociais e assim por diante. 

O que pouco se sabe é que a visibilidade é a nova moeda. O like, o view e o share, são o novo Real, Dólar e/ou Euro. 

Para se ter um panorama de como tal mercado de influência funciona, um app em que são vendidas diversas marcas de cosméticos tem o mesmo potencial de lucro que outro aplicativo em que se tem uma lista de maquiagem disponível apenas para avaliação, sem possibilidade de compras. Isso se dá em face às modalidades de capitalização dos conteúdos digitais.

Mercado de Influências

Não é novidade que ninguém gosta de pop-ups e anúncios incessantes em sua tela ao tentar consumir algum conteúdo, entretanto, a propaganda é o que permite a existência da grande parte dos produtos e dos produtores de conteúdo.

Para possibilitar que a publicidade coexista com os conteúdos de interesse dos usuários, é que existem métodos de marketing que deixam a navegação mais natural e fluida, conduzindo o consumidor ao produto final de uma forma quase que imperceptível, apenas apresentando a informação e a qualidade do produto, e não utilizando de chamadas já “batidas” que dizem que o produto é "revolucionário" ou “não pode faltar em casa”, pois o consumidor já está acostumado e até cansado dessas abordagens, que mais afastam do que atraem, no final das contas.

Diante dessa necessidade de renovação da comunicação comercial foi que surgiram os “influenciadores digitais”, um grupo rotativo e aleatório de personalidades da internet, que utilizam das redes sociais para, além de propagar conteúdo das mais diversas áreas, aproveitar a relevância que têm com seus seguidores para fazer propaganda de produtos. 

Cada influenciador tem seu método e abordagem para vender os produtos parceiros, sejam de marcas próprias ou provenientes de um “job”, como é chamado (informalmente) a parceria entre uma empresa e um influenciador, mas, no “frigir dos ovos”, o consumidor corriqueiro só quer mesmo uma opinião de outro consumidor de confiança para comprar um produto. 

Isso é refletido em números: Um estudo feito pela empresa de marketing de influência Spark em parceria com o instituto QualiBest de pesquisas apontou que 76% dos entrevistados alegaram ter comprado algum produto mediante recomendação de algum influenciador.

Seja com uma rotina de skincare em que o influencer vai apresentando de forma sutil os produtos que deseja vender, ou um título chamativo em caixa alta escrito Promoção Relâmpago Passagens, para fazer propaganda para alguma agência de viagens, o que importa mesmo é a confiança e a relação que o consumidor tem com o influenciador preferido.

Subtextos Subliminares

Embora a propaganda subliminar seja vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, ainda há espaço para interpretação em relação à definição dessa expressão. E são nessas nuances que o marketing orgânico trabalha, apresentando produtos, serviços e sites ao usuário de forma que não sejam vistos apenas como mera propaganda, mas que a oferta dos benefícios e resoluções de dores estejam inseridos, discretamente, em algum conteúdo relevante.

Segundo Bruna Bozano, especialista em SEO, a Search Engine Optimization (Otimização para os Mecanismos de Busca) é um tipo de técnica realizada por um profissional que utiliza do algoritmo do Google e das palavras mais buscadas e relevantes do momento para desenvolver um conteúdo útil e ao mesmo tempo capitalizável. 

Os profissionais de SEO utilizam técnicas quase imperceptíveis para fazerem que seus produtos ou serviços alcancem seu público alvo. Pacotes de backlinks, otimizações dentro e fora das páginas de destino, combinações de palavras chaves e diversas outras adequações na estrutura dos sites em que trabalham, são algumas das estratégias adotadas a fim de conduzir os usuários da internet às páginas de vendas ou ao número de acessos que lhe interessam

Um Mercado Para Cada Consumidor

O marketing digital possibilitou a existência de diversas outras áreas de trabalho no mercado digital. 

Para o cliente decidir se prefere adquirir um htv h8 ou um pacote de serviços de streamings, por exemplo, existe um ambiente plural de possibilidades apresentadas na palma da mão dos usuários. 

Chegamos a um ponto em que não é mais necessário ir até uma concessionária procurar um carro novo!

Hoje em dia existem sites como a sulcarro.com.br em que o consumidor tem acesso a diversas marcas, categorias, modelos com dados técnicos e opiniões de demais consumidores que possibilitam que sua escolha seja feita de forma muito mais consciente e segura.

Quando algo tão ritualístico na sociedade, como a troca ou a compra do primeiro carro, migra para o espaço digital, é que se percebe a extensão da influência que o mercado online tem. 

Um escopo dessa abrangência é percebido no estudo realizado pela Dell em parceria com a IFTF (Institute For The Future), onde foi estimado que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não existem atualmente.

Alguns exemplos dessas possibilidades, além das já mencionadas carreiras de profissionais de SEO e Influenciadores Digitais são as de:

Esses são apenas alguns exemplos da gama crescente de oportunidades que o mundo digital tem a oferecer. Isso sem contar que, dentro destas mesmas áreas, existem diversos segmentos específicos, como por exemplo nas redes sociais, onde é possível criar conteúdo de história, ciências, moda, cultura pop, e até empreender com negócios que contam apenas com a página na rede social e um serviço de entrega. 

As possibilidades não param de surgir e o consumidor está atento a esse fato, só falta agora o trabalhador cansado do trabalho tradicional e convencional perceber que existem, também, novos caminhos na palma de sua mão.