No litoral de São Paulo

Enfermeiro do Samu de São Carlos realiza capacitação para profissionais atuarem com motolância

Os instrutores que fazem parte desse grupo são credenciados pelo Ministério da Saúde

10 NOV 2022 • POR Redação • 15h37

O enfermeiro Raphael Arosti, responsável pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do SAMU de São Carlos e que atua no corpo de instrutores do Grupo de Motociclistas de Atendimento de Urgências (G.M.A.U) desde 2016, participou como instrutor do 26° Curso Nacional de Capacitação de Motociclista Socorrista realizado em Praia Grande, no litoral paulista com a participação de todos os municípios da baixada santista e de outros estados.

Os instrutores que fazem parte desse grupo são credenciados pelo Ministério da Saúde. Em São Carlos o enfermeiro credenciado é Raphael Arosti. “Esse curso capacita profissionais do SAMU que têm interesse em trabalhar na motolância e é restrito à enfermeiros e técnicos de enfermagem”, explica Arosti.

Também participaram do curso, que é essencialmente prático e tem carga horária de 60 horas conforme Portaria do Ministério da Saúde e Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), alunos da baixada santista e dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Teresina.

Segundo o enfermeiro Raphael Arosti esse curso de capacitação é de extrema importância para uma boa atuação do profissional que será inserido no serviço de motolância. “Além de ter o conhecimento técnico sobre a enfermagem em urgência e emergência, o profissional também agrega a pilotagem de uma motocicleta de forma segura e hábil, o que faz toda a diferença no tempo resposta para o socorro à uma vítima que esteja passando por um agravo a saúde e necessita de um atendimento num curto espaço de tempo”.

O curso contou com a participação de instrutores dos estados do Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo (São Carlos) e Teresina. A capacitação é promovida pelo G.M.A.U de forma totalmente voluntária.