Motoristas de vans escolares relatam dificuldades em ofício encaminhado à Prefeitura Municipal
26 AGO 2020 • POR Redação São Carlos Agora • 16h28O presidente da COOPERVANSC (Cooperativa de Transporte de Passageiros dos Proprietários de Micro-ônibus, Vans e Similares de São Carlos e Região, Emerson Vergara, encaminhou um oficio para o presidente do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Mateus de Aquino, retratando as dificuldades que a categoria enfrentaneste momento de pandemia.
Os profissionais que realizavam o transporte de alunos tiveram as atividades paralisadas em 20 de março depois que o governo do estado de São Paulo suspendeu as aulas.
"Os pais e responsáveis pelos alunos que transportamos em nossa cidade, não estão mais pagando as mensalidades e estão cancelando os contratos com o transporte escolar. O mesmo acontece com os alunos que estudam nas faculdades. Estamos em situação de vulnerabilidade financeira", diz um trecho do documento redigido por Vergara.
O presidente relata que um dos associados que trabalha com transporte escolar há 17 anos teve sua van apreendida recentemente por falta de pagamento.
Recentemente a Prefeitura Municipal anunciou que as aulas presenciais na rede municipal só devem retornar no próximo ano.
O presidente do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Mateus de Aquino informou que uma reunião com os representantes da COOPERVANSC foi agendada para a próxima sexta-feira (28).
"Jamais passou por nossas mentes qualquer situação desta, por isso estamos pedindo encarecidamente ajuda à prefeitura e a Câmara de vereadores de São Carlos", encerrou Emerson Vergara.
No texto ele elencou os seguintes pedidos:
- Auxílio financeiro mensal até o final da pandemia
- Cestas básicas de alimentos até o final da pandemia
- Que a Prefeitura contrate o transporte escolar para estar realizando qualquer
- prestação de serviços
- Rever a lei municipal que rege o transporte escolar no artigo 19 da lei municipal
- 19.105/2019 para extinguir o ano de uso dos nossos veículos
- Isentar o transporte escolar de impostos e taxas municipais
- Permitir que "os tios e tias" das vans escolares possam estar realizando qualquer
- outra atividade renumerada, ou qualquer outro tipo de comércio em locais públicos
- Solicitar ao PROCON de São Carlos, para intervir junto aos bancos e financeiras
- Suspensão dos pagamentos dos veículos financiados