Ipeúna: A busca do desenvolvimento turístico
14 JUL 2018 • POR (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha • 05h44Tenho caminhado muito pelo interior paulista e observo diversos municípios que estão buscando o desenvolvimento turístico. Muitos deles não são destinos turísticos famosos ou consolidados, mas tem muito potencial para se desenvolver e estão buscando por meio de esforços do poder público e da iniciativa privada. Um desses municípios é Ipeúna na Região Turística Serra do Itaqueri, localizado a cerca de 20 km de Rio Claro e que possui um pouco mais de 7 mil habitantes
TRILHAS OFF ROAD
O município está se especializando em trilhas off road, realizado na Trilha do Vagalume e na Serra do Fazendão. Não tive a oportunidade de testar os circuitos, porém dizem que as trilhas são tão boas como na Serra da Canastra. Vale a pena conferir.
PARQUE ECOLÓGICO HENRIQUE BARBETA
O Parque Ecológico fica muito próximo a área central do município. É uma grande área de 2,5 alqueires, muito arborizado e em meio a um ecossistema em equilíbrio, proporcionando aos moradores e visitantes um ambiente tranquilo em meio à natureza. Possui um salto de águas límpidas e de fácil acesso.
CAPITAL DA AGRICULTURA NATURAL
O município está se transformando na Capital da Agricultura Natural. No local está instalada uma das unidades da Korin Agricultura Natural, empresa visionária no segmento pertencente ao grupo Mokiti Okada. No último festival gastronômico da RT Serra do Itaqueri, o grupo levou seus produtos para a região conhecer. Mais informações acessem: http://www.korin.com.br/
BREW CENTER CERVEJAS ESPECIAIS
Um dos lugares interessantes que eu visitei foi o Brew Center Cervejas Especiais, uma fábrica de produção de cervejas localizada próximo à rodovia que liga Ipeúna a Rio Claro. Trata-se de um centro cervejeiro especializado em terceirização de cerveja, além de produzir a própria marca Villa Alemã. O local ainda não possui um programa de visitação, porém para grupos de estudos, pode-se entrar em contato pelo e-mail contato@brewcenter.com.br ou pelo telefone (19) 3537-1448
Essa é Ipeúna, muito potencial turístico a desenvolver. Vale lembrar que o município está buscando o título de MIT (Município de Interesse Turístico) de acordo com a lei estadual 1261/2015.
Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo. Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.
Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!
Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 42 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 18 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.
Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.