Comissão de Saúde da Câmara pede esclarecimentos sobre morte de bebês na maternidade
28 JUN 2018 • POR Redação • 19h17A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos, formada pelos vereadores Lucão Fernandes, Cidinha do Oncologico e Elton de Carvalho, se mostrou preocupada com a morte de dois bebês na maternidade de São Carlos nesta semana.
Foi emitido um comunicado urgente à imprensa na noite desta quinta-feira (28) solicitando esclarecimentos sobre os óbitos que teriam ocorrido na última terça-feira (26) e hoje (28).
Segundo a nota, as mães estavam na 40ª semana de gestação.
Veja na integra
Tendo recebido na data de hoje, a triste informação de que duas mulheres com 40 semanas de gestação lamentavelmente perderam seus bebês na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, da Santa Casa de Misericórdia, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos, expressa sua preocupação diante do ocorrido e solicita urgentes esclarecimentos do Hospital e a rigorosa apuração dos fatos.
Faz-se necessário saber se houve a imediata abertura de processo investigatório no âmbito da instituição hospitalar, acerca das circunstâncias dos óbitos dos bebês registrados na última terça-feira, dia 26 de junho, e nesta quinta-feira, 28 de junho.
Nesse sentido, a Comissão se posiciona oficialmente perante o Dr. Humberto Sadanobu Hirakawa, coordenador médico da Maternidade, para que informe sobre os protocolos observados pelo Hospital no atendimento às gestantes sob seus cuidados.
Indaga-se se estes protocolos estão em consonância com as normas legais e se tais procedimentos poderiam dar causa aos óbitos infelizmente verificados.
A Comissão de Saúde, consternada, solidariza-se com a dor das famílias atingidas e comunica que está formalizando um requerimento na Câmara Municipal, para que as informações sejam fornecidas à Casa de Leis com a brevidade que o caso – de extrema gravidade – recomenda.