
O lançamento oficial será dia 3 de novembro, quinta-feira, em São Paulo. Mas a Federação Paulista de Futebol (FPF) já confirmou que São Carlos será sede, mais uma vez, da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece de 2 a 25 de janeiro de 2023.
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade terá dois representantes na principal competição sub20 do planeta, que reúne anualmente mais de 120 clubes: o São Carlos e o Grêmio São-carlense.
A Águia irá participar pela 16ª vez da Copinha e tem no currículo duas expressivas participações neste período: em 2008 chegou até as quartas de final e em 2017, nas oitavas de final.
Em 15 anos de Copinha, não participou somente na edição de 2020, quando a cidade não teve nenhum representante. Em 2021, a competição não foi disputada devido a pandemia da Covid-19.
Em 2022 o clube foi eliminado na primeira fase quando venceu o Grêmio por 2 a 0, empatou com o América/MG em 0 a 0 e perdeu para o Falcon/SE por 2 a 1.
Já o grêmio disputa pela segunda vez a Copinha. Em sua única participação, em 2022, também foi eliminado na fase qualificatória. Além da derrota para a Águia (0 a 2), perdeu para o América/MG pela contagem mínima e empatou com o Falcon/SE em 1 a 1.
LUISÃO
Este ano, por considerar o estado do gramado impróprio para a prática do futebol, a FPF interditou o Luisão por aproximadamente dois meses. Melhorias foram realizadas e o estádio foi liberado.
Segundo informações obtidas pela reportagem, a Prefeitura Municipal garantiu que o Luisão passará por melhorias que devem começar em novembro para que não ocorra imprevistos de última hora.
Existe a possibilidade de que as traves sejam retiradas para que não ocorra nenhuma atividade esportiva durante este período, até o início dos jogos da Copinha.