Desde que as criptomoedas (especialmente o Bitcoin) começaram a ganhar os noticiários, uma pesquisa que disparou foi a mais simples e óbvia de todas: como comprar criptomoedas? Onde encontro uma corretora de criptomoedas segura?
Mesmo depois de mais de 15 anos que o Bitcoin surgiu, essa ainda é uma dúvida persistente, e muita gente não sabe como começar, o que de fato é o passo mais desafiador – afinal, é o primeiro, simplesmente.
A tempo: Bitcoin, como outras criptomoedas, são ativos financeiros que não dependem de bancos, instituições ou mesmo governos de países para serem emitidas e circuladas. Elas são, na verdade, “mineiradas”, ou seja, extraídas diretamente da internet, e há um número-limite delas. No caso do Bitcoin, o valor é de 21 milhões de unidades.
Ciente do que são criptomoedas (ou criptoativos, termo que você também vai encontrar por aí), a pergunta persiste: como entrar nesse mercado, comprar moedas digitais desse tipo e se tornar um player ativo no mercado cripto?
O que preciso fazer para comprar criptomoedas?
A pergunta exposta no título acima não tem apenas uma resposta. É possível seguir vários caminhos para adquirir criptomoedas, mas via de regra os interessados optam pelo mais comum e seguro: através de uma corretora de criptomoedas.
A corretora, por sua vez, é uma intermediária, acima de tudo. Ela centraliza negociantes, compradores e vendedores de cripto num único espaço virtual, e cobra taxas em cima das transações, de modo a sobreviver como modelo de negócios.
O mais adequado é comparar a corretora a uma bolsa de valores, só que 100% virtual. Não por acaso, corretoras de criptomoedas também são conhecidas como Exchange – mesmo nome das Bolsas de Valores em inglês. Um bom exemplo de corretora é a Binance, a maior do mundo em volume de negócios e que negocia centenas de criptos.
Preciso de uma corretora para comprar criptomoedas?
Não necessariamente você depende das Exchange para negociar criptomoedas, mas elas representam facilitadores, e são especializadas.
Quem opta por negociar criptoativos sem a ajuda das intermediárias Exchange geralmente o faz no esquema Peer-to-Peer, às vezes abreviado para P2P. Trata-se da negociação direta, entre dois usuários finais, que determinam eles mesmos os preços de compra e venda, os meios de transação e outros trâmites.
O P2P é a forma original de negociar Bitcoins, por exemplo, como era feito no início da década de 2010. Ainda é um meio válido, mas é preciso tomar cuidado, pois sem a ajuda de uma intermediária, como as corretoras, é comum que haja tentativas de golpe.
Outras formas de obter Bitcoin e criptomoedas no geral incluem caixas eletrônicos especializados (BTMs), negociação direta com mineradores profissionais e compra de vouchers. Todas essas formas oferecem vantagens e riscos, e é preciso considerar isso na equação antes de tomar uma decisão.
É seguro investir em criptomoedas?
Uma preocupação muito válida com criptomoedas é em relação à segurança. Aqui é preciso conectar o assunto com o tópico anterior: sim, criptomoedas são seguras, desde que você saiba como agir no meio.
As corretoras como a Binance são uma boa opção para quem se preocupa com segurança, pois ali há uma rede de segurança na hora de negociar.
A corretora em si age como agente de boa-fé entre as partes, e insere uma série de protocolos de segurança. Ainda assim, não é incomum que as próprias corretoras sofram ataques hacker, mas via de regra elas têm mais formas de se defender e proteger os ativos confiados a elas do que os usuários sozinhos.
Como faço minha criptomoeda render?
Essa é a pergunta mais difícil de responder que há no meio das criptomoedas. Em termos simples: não tem como prever o rendimento do seu criptoativo, assim como não é possível prever com exatidão a flutuação cambial de moedas fiduciárias, ou a variação de preços de ações e commodities.
Por outro lado, há que se notar que o Bitcoin, por exemplo, tem se mantido mais valorizado do que o ouro, e por isso muitos investidores usam essa criptomoeda como porto seguro, visando se precaver de crises e desvalorizações de outros ativos.
Quanto ao rendimento em si, não tem como fazer uma previsão exata, mas a maioria dos players se mantém ativos em negociações nas corretoras. O importante é saber diversificar a carteira de investimentos e, claro, tomar os devidos cuidados no armazenamento e negociação desse tipo de ativo.