(16) 99963-6036
sexta, 17 de janeiro de 2025
Meio ambiente

UFSCar celebra o Dia do Cerrado com apresentação musical nesta segunda-feira, 12

Evento, aberto ao público, é fruto de parceria entre projetos da universidade com a IFSP

12 Set 2022 - 08h29Por Redação
Registro do Cerrado da UFSCar: a exuberância da natureza são-carlense - Crédito: Trilha da Natureza-UFSCarRegistro do Cerrado da UFSCar: a exuberância da natureza são-carlense - Crédito: Trilha da Natureza-UFSCar

Na próxima segunda-feira, dia 12 de setembro, o Dia do Cerrado será comemorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com apresentação musical gratuita, a partir das 9h40, no Espaço aberto para eventos do Departamento de Computação (DC), que fica na área Norte do Campus São Carlos. A atividade é gratuita e aberta a todo o público.

A iniciativa é uma parceria entre a atividade de extensão "A Arca do Cerrado", coordenada por Maurício Figueiredo, docente do DC, e o projeto "Prática de Música Popular Brasileira", coordenado por André Garcia Corrêa, professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de São Carlos. A apresentação do projeto terá músicas do gênero MPB, como choro, baião e samba e terá a participação de bolsistas, docentes e parceiros externos.

A atividade extensionista "A Arca do Cerrado" da UFSCar iniciou o plantio de mudas de sementes coletadas no fragmento do Cerrado da Universidade em 2015 e, atualmente, são mais de 100 espécies, principalmente de gramíneas, arbustos e trepadeiras. O principal objetivo do projeto é mostrar as belezas do Cerrado para a comunidade, estimulando a valorização e conservação desse bioma.

CERRADO

Trata-se do segundo maior bioma da América do Sul, ocupando aproximadamente 22% do território brasileiro, com áreas em 11 estados e no Distrito Federal. O Cerrado do Brasil é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade, com a presença de diversos ecossistemas, exuberante flora com mais de 10 mil espécies e fauna com centenas de espécies de aves, mamíferos, anfíbios, insetos e répteis.

Em São Carlos, há uma pequena região com remanescentes da vegetação nativa do Cerrado. Na área não urbanizada do Campus da UFSCar, há 124,68 ha de Cerrado e mais 93,84 ha de eucaliptos que formam o sub-bosque de Cerrado.

Leia Também

Últimas Notícias