
Um possível ato de vandalismo em vagões da empresa ferroviária Rumo, em São Carlos, foi registrado em boletim de ocorrência na manhã desta quinta-feira, 27, na CPJ. Ninguém foi detido e de acordo com um analista que representou a empresa, havia perigo de desastre ferroviário.
De acordo com ele, uma composição da Rumo fez uma parada não programada no km 204, região da Avenida Morumbi, bairro de mesmo nome e funcionários, em vistoria, relataram que entre dois vagões teria ocorrido um desengate intencional das mandíbulas, sugerindo um ato de vandalismo, já que tal iniciativa é feita manualmente. Os funcionários realizaram novamente o engate e o comboio seguiu viagem.
De acordo com o analista, o desengate não programado pode provocar o deslocamento descontrolado dos vagões, resultando em colisões e até descarrilamentos, com o risco de atingir áreas próximas podendo causar um desastre ferroviário, como tombamento ou abertura dos vagões.