Policiais militares foram acionados via Copom para comparecer na Escola Estadual Orlando Pérez, no Cidade Aracy, onde denúncias davam conta que um aluno estaria armado.
No local, os PMs constataram que um aluno de 16 anos portava um canivete. Durante o atendimento, a direção escolar informou ainda que outro aluno, de 17 anos, teria sido flagrado na sala de aula "bolando" um cigarro de maconha. Após abordagem, foi encontrado com o infrator uma pequena porção da erva acondicionada em uma trouxinha, um maço de cigarros e papel tipo seda utilizado para o consumo da droga.
Os responsáveis pelos alunos foram solicitados a comparecer à escola e todos os envolvidos, encaminhados a CPJ para as providências cabíveis.
NOTA DE POSICIONAMENTO
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que assim que a equipe gestora tomou conhecimento dos fatos, a Ronda Escolar foi acionada e os responsáveis aconselhados. O Conselho Tutelar também foi informado e o caso registrado no aplicativo Conviva. Os alunos realizam atividades remotas durante esta semana. As aulas da unidade seguiram normalmente.
A equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP) acompanha o caso e irá implementar estratégias de conscientização sobre conflitos e cultura de paz na unidade escolar. Um profissional do programa Psicólogos nas Escolas também atua na unidade e está à disposição dos estudantes.
A Diretoria de Ensino de São Carlos, juntamente com a equipe gestora da unidade escolar, estão à disposição da comunidade para mais esclarecimentos.