(16) 99963-6036
quinta, 26 de dezembro de 2024
Proteja-se

São Carlos começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais

03 Mar 2023 - 17h28Por Redação São Carlos Agora
Mulher é vacinada - Crédito: divulgação/PMSCMulher é vacinada - Crédito: divulgação/PMSC

Na primeira semana em que a Prefeitura de São Carlos recebeu e iniciou a aplicação da vacina bivalente contra a COVID-19, um total de 3.940 pessoas já foram às unidades de saúde e se vacinaram. O levantamento é do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Desde a última terça-feira (28/02), São Carlos está aplicando a vacina bivalente, que protege contra as novas cepas da COVID-19, incluindo a subvariante Ômicron, na população com 70 anos ou mais, nas pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais e na população indígena, ribeirinha e quilombola. Os grupos prioritários para esta etapa da vacinação foram definidos conforme orientação técnica do Ministério da Saúde e também contemplam as pessoas residentes ou trabalhadoras de instituições de longa permanência, que estão sendo vacinadas no próprio local.

A partir da próxima segunda-feira (06/03), porém, e com a chegada de novas doses destinadas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-III Araraquara), o público será ampliado e as pessoas de 60 a 69 anos também poderão se imunizar, assim como os demais grupos citados. Presencialmente, a vacinação acontece nos seguintes locais: UBS Aracy, UBS Redenção, UBS Botafogo, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Vila Izabel, UBS Azulville, UBS Vila Nery, UBS São José, UBS Santa Paula, UBS Delta e UBS Santa Felícia. Para se imunizar, basta o munícipe levar carteira de vacinação e CPF original e, no caso dos imunosuprimidos, uma carta médica acusando a condição de saúde do paciente.

Além disso, as pessoas acamadas inseridas nestes públicos podem, por telefone, solicitar a vacinação na unidade de saúde de referência do paciente. Por sua vez, as pessoas cadastradas nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) serão vacinadas pelas respectivas equipes de forma programada conforme calendário da unidade.

Vale lembrar que, para receber a vacina bivalente, o paciente precisa ter sido imunizado com ao menos duas doses da vacina contra a COVID-19 anteriormente, sendo que a última dose recebida tem que ter sido aplicada há quatro ou mais meses.

Leia Também

Últimas Notícias