(16) 99963-6036
sábado, 13 de dezembro de 2025
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Santa Bárbara D’Oeste, a cultura norte americana e o incentivo ao turismo

26 Ago 2017 - 04h13Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo H.F. Cunha - Foto: Eduardo H.F. Cunha -

Recentemente ouvimos nos telejornais sobre e discussão sobre racismo na cidade norte americana de Charlottesville quando supremacistas e antifascistas se enfrentaram com violência. Visitei recentemente a cidade de Santa Bárbara d' Oeste, no interior paulista, com cerca de 200.000 habitantes e que possui uma intensa atividade cultural, com destaque para a colonização norte-americana que ocorreu no Brasil no século XIX.

A SANTA BÁRBARA DOS NORTE AMERICANOS

Muitos imigrantes vieram para a cidade, sobretudo italianos e norte-americanos. Destacamos aqui a imigração dos norte-americanos, que aconteceu devido à Guerra de Secessão, onde uma parte da população sulista resolveu emigrar devido à nova reordenação socioeconômica. Em Santa Bárbara teve início a partir do Coronel William Hutchinson Norris e seu filho Dr. Robert Cícero Norris, que chegaram na cidade em 1866 e começaram a trabalhar na agricultura. Posteriormente, atraíram novos imigrantes que consolidaram a cidade de Santa Bárbara como Villa Americana e, na sua emancipação como cidade de Americana. A colônia foi constituída por imigrantes americanos de quase todos os estados sulistas, tendo a maior concentração vinda dos estados do Texas, Alabama, Carolina do Sul, Louisiania e Georgia. Apesar da imigração norte-americana para o Brasil ter um dos menores contingentes humanos dentre outras correntes migratórias, suas contribuições modificaram profundamente a sociedade brasileira. Fonte: A imigração norte-americana para a região de Santa Bárbara d' Oeste - Fraternidade Descendência Americana.

O DESTAQUE AUTOMOBILÍSTICO DA CIDADE

A cidade teve um intenso processo de industrialização, baseado na cana-de-açúcar (usinas) e algodão (indústria têxtil) até hoje presente na cidade e região. Mas o destaque que citarei é a indústria automobilística!

As Indústrias Romi S/A, lançaram em 05 de setembro de 1956, o primeiro carro brasileiro: o Romi Isetta, sob a licença da empresa Iso s.p.a de Bresso, na região de Milão, Itália e foi fabricado até o ano de 1961. Um detalhe importante: o automóvel possui como característica marcante, uma única porta frontal e consumia um litro de gasolina a cada 25 quilômetros.

Hoje, é possível visitar duas espécies do Romi Isetta, no CEDOC - Centro de Documentação da Fundação Romi (www.fundacaoromi.org.br). A visita é gratuita e funciona de segunda à sexta feira, das 7h às 16h. O local é um espaço expositivo com recursos multimídia, objetos antigos, tanto dos veículos, como da história e colonização da cidade.

A FESTA CONFEDERADA

Um dos principais atrativos culturais de Santa Bárbara é a Festa Confederada.  Realizada desde de 1986, a Festa Confederada foi organizada para manter viva a memória dos nossos ancestrais, que tinham no Cemitério do Campo o seu ponto de encontro mensal. É contado que eles se reuniam um domingo por mês na capela do cemitério para ouvir o evangelho, depois pagar referências para os que já haviam partido para a pátria celestial e confraternizar com os outros imigrantes.  

A Festa Confederada é um dos maiores eventos culturais de Santa Bárbara d'Oeste, sendo o único evento do município incluído no calendário oficial do Estado de São Paulo. Visa o congraçamento dos descendentes, seus familiares e amigos, e também a angariação de fundos para a preservação do Cemitério e suas dependências. Fonte: http://www.festaconfederada.com.br/

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Antiga estação ferroviária inaugurada em 1917 por influência da imigração norte-americana. Hoje é um espaço urbano revitalizado que recebe atividades culturais e eventos. Localiza-se na Avenida Tiradentes nº 2 - Centro e funciona de terça à sexta das 9h às 18h; aos sábados das 8h às 17h e domingo das 8h às 12h. Acesso livre e gratuito. No local existe um delicioso restaurante: o Lia's que serve entre outros pratos, um delicioso Parmegiana, hambúrguer artesanal, lanches e porções.

Um grande projeto de desenvolvimento da cultura norte-americana do estado de São Paulo está sendo estruturado para a cidade de Santa Bárbara visando fortalecer o vínculo da imigração norte-americana com a população.

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos no canal youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.  

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/foto_eduardo_ferin_t140.jpgEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 17 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias