Verão, férias e as oportunidades para usar biquíni geram um aumento de 30% na procura por cirurgias plásticas nessa época do ano. O mito de que este não é um bom período para realizar procedimentos cirúrgicos já foi superado. Tanto que, entra ano, e os três primeiros lugares do ranking são ocupados pelas mesmas cirurgias: prótese de silicone, lipoaspiração e mastopexia com prótese,
Embora o calor possa causar algum desconforto, especialmente relacionado ao inchaço, o verão apresenta diversas vantagens que podem tornar esta a melhor época para a sua cirurgia. É o período das férias escolares e do trabalho, o que deixa as pessoas com mais tempo de recuperação e mais disponíveis para o acompanhamento médico pós-operatório.
Segundo o cirurgião plástico Auro de Andrade Filho, de São Carlos, no início do verão a procura é mais intensa, já que as pessoas chegam com a intenção de ainda poder aproveitar a estação mais quente do ano. “E isso é possível, desde que sejam as recomendações médicas sejam estritamente seguidas”, ressalta.
Cada uma delas tem sua característica peculiar. A mamoplastia de aumento com prótese de silicone é o procedimento de recuperação mais rápida, principalmente se for realizado com a técnica R24R, que exige um cirurgião plástico habilitado. Em poucos dias a paciente já pode exibir um lindo e pronunciado decote nos biquínis, maiôs e tops da estação. Sem esquecer de tomar as devidas precauções com relação à incidência de sol na cicatriz.
Já a lipoaspiração é uma grande aliada para reduzir medidas e auxilia na modelagem do corpo naquelas áreas onde a atividade física não traz resultados expressivos como, por exemplo, na região abdominal. Como há formação de edemas (manchas roxas), esta é a cirurgia que exige mais cuidado com relação ao sol, evitando a exposição por no mínimo dois meses.
Também requer atenção com a hidratação e o inchaço, que deve ser minimizado por meio de sessões de drenagem linfática realizadas por profissionais habilitadas. Mas a época de férias mais longas favorece um repouso melhor e mais tranquilo, o que deve ser levado em consideração.
Por fim, a mastopexia com implante de prótese também é bastante procurada nessa época e permite remodelar o formato das mamas quando apresentam ptose (queda). Para isso, remove excesso de pele e reposiciona a aréola. Nos casos em que o volume deseja ser aumentado, são utilizadas próteses de silicone.